Dicas
B. Piropo
Desta Semana: Seção Dicas
29/05/2006

< Uma explicação necessária >

ÚLTIMAS POR SEÇÃO

Durante anos os freqüentadores deste Sítio do Piropo se habituaram a encontrar aqui semanalmente uma Dica e uma Resposta. A Dica vem sendo publicada desde a primeira edição do Sítio, nos idos de 1997, muito antes de passar a ser publicada também n’O Globo. Já a Resposta, selecionada entre as enviadas naquela semana para dirimir dúvidas dos leitores, tem sido minha única contribuição exclusiva para o Sítio (todas as demais são transcrições dos originais enviados para publicação em diversos veículos da imprensa). E vem sendo assim semana após semana.

Nesta, no entanto, não há Dica nem Resposta. E, no fecho da Dica anterior, “Saindo graciosamente”, publicada em 10/04/2006, a seção se despedia dos leitores.

Tudo isso merece uma explicação. Então vamos a ela. Começando por informar que em breve, tanto Dica quanto Resposta estarão de volta.

A interrupção da Dica deveu-se a mudanças nas diretrizes editoriais do caderno Informática Etc. do jornal O Globo, onde ela vinha sendo publicada regularmente há seis anos. Segundo os critérios adotados para orientar as mudanças, uma seção como ela não se harmonizaria com os novos rumos do caderno, que inclui uma mudança de nome (para Info Etc.) Por isso a despedida.

Ocorre que, segundo fui informado pela Editora do caderno, Cora Rónai, a redação recebeu um número tão grande de mensagens e telefonemas lamentando a extinção das Dicas do Piropo que ela, sempre sensível aos apelos dos leitores, decidiu pela permanência da seção no novo Info Etc. Não foi possível a reinclusão da Dica na já edição de hoje, 17/04/2006, por isso sua ausência também aqui no Sítio esta semana. Mas será incluída na seguinte. Portanto a Dica voltará semana que vem.

Incidentalmente: quero deixar claro que, embora lamentando a morte anunciada da seção Dica do Piropo, não tomei qualquer atitude visando contrariar a decisão, que respeitei como direito da editoria do caderno. Cora Rónai é uma profissional extraordinariamente competente e eu dedico a ela não apenas grande admiração e respeito como profundas gratidão e amizade. Se ela traçou novos rumos para a publicação que edita, o fez com base em sólidos critérios profissionais que não me cabe discutir (cabe argumentar, naturalmente, e a argumentação foi feita tempestivamente) e certamente a mudança atenderá aos novos anseios dos leitores, cujo perfil mudou significativamente nos quinze anos em que o caderno vem sendo publicado.

Porém, ainda que não fosse assim, considero que solicitar aos leitores o envio de mensagens ao jornal protestando contra a exclusão de uma coluna assinada por mim seria uma atitude pouco ética e ainda menos elegante, atitude que eu jamais tomaria. Para deixar isto claro, vai abaixo uma transcrição da resposta padrão enviada aos remetentes de mensagens (foram tantas que exigiram uma resposta padrão) a mim enviadas protestando contra – ou simplesmente lamentando – o fim da coluna, muitas delas interpretando a despedida da coluna como despedida também do autor, o que me obrigou a esclarecer que a “Coluna B. Piropo” permaneceria no Info Etc. Quem recebeu uma destas respostas pode comparar com ela a transcrição abaixo e garantir a autenticidade:

“A Dica do Piropo de 10/04/2006 foi a última publicada no caderno de Informática do Globo. A decisão não foi minha, foi da editoria do caderno Informática Etc. que será reformulado. Trata-se de uma decisão editorial e estas, como as judiciais, não se discutem, cumprem-se. O perfil do caderno vai mudar e, neste novo perfil, não cabe uma seção como a ‘Dicas do Piropo’. Eu continuarei assinando uma coluna quinzenal e publicando artigos eventuais no novo ‘Info Etc.’. Talvez, se houver interesse de algum outro veículo, eu volte a publicar as Dicas. Mas, ao que parece, se não houver alguma mudança de última hora, não mais no Globo”.

Felizmente houve uma mudança de última hora e as Dicas voltarão a ser publicadas ainda n’O Globo. Se você foi um dos muitos que se manifestou junto à redação do jornal contra a extinção da seção, tem consciência de que o fez por iniciativa própria. Por isso fica aqui o meu sincero e profundo agradecimento a você e a todos os demais que, se manifestando ou não, lamentaram a morte anunciada da seção. Confesso que fiquei (muito agradavelmente) surpreso com o número de manifestações de apoio. Passou de longe o cômputo tradicional dos dezessete leitores dos colunistas do Globo...

B.Piropo

[ Opinião - Escritos - Dicas - Pergunte ao Piropo - Bookmarks - Perfil - Pesquisar - Principal ]

URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright © Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora