Micro Cosmo
Volte
16/09/96

< Discos Rígidos IV: Encaixando os Cabos >


Drives IDE ligam-se ao mundo exterior por dois cabos. Um deles fornece energia enquanto o outro transporta dados. O primeiro é formado por um conjunto de quatro fios, geralmente dois pretos (terra), um vermelho (5V) e um amarelo (12V), que saem da fonte de alimentação e terminam em um conector com quatro terminais fêmea. Duas das arestas deste conector são chanfradas enquanto o local onde ele se encaixa na face traseira do drive também tem chanfros em dois de seus cantos - que obrigam o conector a encaixar apenas em uma posição, evitando danificar os circuitos do drive alimentando-os com a tensão errada. Portanto aqui não há risco: se você conseguiu encaixar o conector, ele estará na posição correta.

O cabo de dados é um cabo chato formado por quarenta fios paralelos com pelo menos dois conectores fêmea, um em cada extremidade. A maioria tem um terceiro conector entre os outros dois, mais próximo de uma das extremidades. O conector mais afastado deve ser ligado à controladora, que pode estar em uma placa controladora em um dos slots (as antigas placas “multi I/O” ou “IDE plus”). Mas o mais provável, especialmente em placas-mãe de fabricação recente, é que a controladora esteja na própria placa-mãe. Os outros dois conectores devem ser encaixados nos drives (cada controladora IDE pode controlar dois drives). A ordem, em geral, não é importante, mas habitue-se a reservar o conector do meio do cabo para o segundo drive (slave) e deixe o da extremidade para o drive único ou primeiro drive (single drive ou master). Assim, você poderá identificar o drive master e slave apenas olhando para o interior do gabinete de qualquer micro montado por você sem precisar examinar seus jumpers. Note que se você pretende instalar o segundo drive em sua máquina e o cabo existente tem apenas dois conectores, vai ser preciso trocá-lo.

Estes conectores encaixam em duas linhas de pinos paralelos, tanto nos drives quanto na controladora. Em alguns casos, infelizmente raros, eles somente encaixam em uma posição. No lado do drive, isto se consegue por meio de um ressalto em uma das faces do conector e uma ranhura na borda da fenda onde ele se encaixa no drive: se você inverter a posição o ressalto não encontra a ranhura e o conector se recusa a penetrar na fenda. Mas, lamentavelmente, nem todos os conectores vêm com o ressalto. Já no lado da controladora, algumas vezes falta um dos pinos na placa e o conector tem o orifício correspondente obturado com plástico. Mas infelizmente, o mais comum é poder inverter a posição tanto no lado do drive quanto da controladora. O que não causará dano algum mas impedirá o conjunto de funcionar.

É sua responsabilidade providenciar que o encaixe se dê na posição correta. Tanto no drive quanto na controladora, os pinos são numerados. Por vezes os respectivos números estão impressos junto aos quatro pinos das extremidades. Outras vezes somente o pino 1 está marcado, seja com o número 1, seja com um pequeno triângulo. Mas sempre é possível identificar o pino 1 tanto no lado do drive quanto da controladora. No cabo chato, por sua vez, o fio de uma das bordas se destaca dos demais por pequenas marcas coloridas ou por uma listra ao longo de toda a borda. Tudo o que você tem que fazer é, tanto do lado do drive quanto da controladora, encaixar o conector de forma que a borda destacada do cabo fique do lado onde está o pino 1. E pronto: feche o gabinete que acabou sua luta com o hardware.

B. Piropo