Sítio do Piropo

B. Piropo

Assunto Referente :
Volte
1997
Cristal de Quartzo
Referente a: PC@World

Quartzo é uma rocha cristalina. Seus cristais apresentam uma propriedade que é utilizada para a confecção de dispositivos temporizadores: quando a eles se aplica uma corrente elétrica, vibram em uma freqüência absolutamente constante (chamada freqüência de ressonância) que depende apenas das dimensões e da forma do cristal. Quando se necessita marcar tempos com grande precisão em circuitos eletrônicos, aplica-se uma corrente elétrica a um cristal lapidado de forma a manter uma freqüência de ressonância exata. Contando-se as vibrações, determina-se os tempos (por exemplo: se o cristal oscilar mil vezes por segundo, ou seja, se sua freqüência de oscilação for de 1 kHz, basta contar mil oscilações para obter um segundo exato; a freqüência de oscilação é tão regular que as imprecisões andam na ordem de poucos segundos por mês). Estes cristais são utilizados como elemento contador de tempo nos modernos relógios digitais e como reguladores da freqüência de operação da maioria dos circuitos eletrônicos utilizados nos computadores.

Em um computador pessoal são usadas diversas freqüências de operação, que podem ser obtidas usando diferentes cristais ou, o que é mais comum, um único cristal e diversos divisores de freqüência.

Por exemplo: a maioria das máquinas que usam CPUs que operam a 200 MHz utilizam um divisor por três para fixar a freqüência de operação com que se dá a troca de dados com a memória, que é então de cerca de 66 MHz.

B. Piropo