Sítio do Piropo

B. Piropo

< CBN Informática >
Volte
xx/xx/1994

<PC>


Nosso Boletim de Informática está voltado principalmente para a linha PC. Mas afinal, o que é um PC?

Bem, PC é o acrônimo de Personal Computer, ou computador pessoal em inglês. Portanto, em tese, qualquer computador pessoal seria um PC. Mas não é bem assim.

PC foi a designação usada pela IBM em 1982 para batizar seu primeiro micro. Mesmo havendo outros computadores pessoais no mercado, a partir daí PC passou a designar apenas um micro em particular, o da IBM.

Depois, a IBM aperfeiçoou o velho PC. Batizou os novos modelos de XT e AT. Mas como eram compatíveis com o velho PC, toda a linha da IBM acabou conhecida por "micros da linha PC", ou simplesmente PC. E desde então, PC passou a designar qualquer micro fabricado pela IBM.

Mas acontece que a coisa não parou por aí. Pois quando a IBM decidiu lançar seu PC, não tinha a menor idéia do sucesso que aquela maquininha iria fazer. E, receosa de investir pesado em algo que poderia ser um fracasso comercial, decidiu usar apenas componentes eletrônicos disponíveis no mercado.

Agindo desta forma, a IBM não pode patentear nem os componentes nem a maneira como eles eram interligados, a chamada "arquitetura" da máquina. Foi assim que nasceu a famosa arquitetura aberta da IBM.

Pronto: isso abriu caminho para que outros fabricantes passassem a produzir máquinas parecidas, usando os mesmos componentes interligados da mesma maneira. Essas máquinas foram chamadas de PC compatíveis, pois eram capazes de rodar os mesmos programas das máquinas da IBM. E, de PC compatíveis, passaram, todas - inclusive as da IBM - a ser conhecidas simplesmente por PC.

Hoje, PC designa todo um conjunto de máquinas capazes de rodar os mesmos programas. Há muito a IBM já perdeu a liderança do mercado de microcomputadores. Mas o acrônimo PC, criado por ela há mais de dez anos, continua sendo usado para designar toda essa linha de micros.

B. Piropo