Sítio do Piropo

B. Piropo

< CBN Informática >
Volte
xx/xx/1994

<Boot>


Você já deve ter ouvido o termo "boot".

E provavelmente sabe que "boot" é o nome do processo de partida do micro logo após ser ligado.

Mas você sabe de onde vem o termo? Porque a inicialização da máquina tem esse nome tão esquisito?

Pois a história é interessante.

Boot, em inglês, quer dizer bota, botina.

E existe uma expressão usada nos estados unidos, que se aplica a alguém que está tentando fazer alguma coisa que é impossível de ser feita sem ajuda. A expressão é "rising himself pulling the bootstraps". Que significa mais ou menos "levantar-se do chão pelos cordões das botinas".

A imagem é a de alguém que se abaixa, puxa para cima os cordões das botinas e com isso consegue levantar o corpo do chão. O que, evidentemente, é impossível.

Pois bem: isso é mais ou menos o que a máquina faz quando é ligada: ela, sozinha, testa a memória, os periféricos e demais componentes, carrega o sistema operacional e se coloca à seu comando.

Claro que para isso existe um programinha gravado em ROM que dispara todo o processo, mas a impressão que se tem é que a máquina consegue se ajeitar toda sozinha, sem nenhuma ajuda externa, sem que você tenha carregado nenhum programa.

Parece que foi daí que nasceu o termo: do uso da expressão, que depois foi abreviada para "bootstrap" e finalmente para boot.

Se é verdade, não sei. Mas foi isso que li em um livro antigo sobre curiosidades da informática. E, se não for, pelo menos faz sentido.

Como dizem os italianos: Se non é vero, é bene trovato...

B. Piropo