Sítio do Piropo

B. Piropo

< CBN Informática >
Volte
xx/xx/1994

<Interfaces>


Hoje em dia, todo mundo fala em interfaces gráficas.

Parece mais um destes termos complicados da informática. Mas no fundo é uma coisa muito simples.

Interface é o nome que se dá à forma do usuário se entender com o computador. Por exemplo: se você usa o DOS, sabe que o computador executa comandos. Você digita um comando, tecla ENTER e o computador obedece.

Como é assim que você se comunica com o micro, isso é uma interface. E como ela se baseia em comandos digitados em uma linha na tela, se chama interface por "linha de comando".

Já se você usa Windows é diferente. Na tela aparecem desenhos que representam programas ou ações. Estes desenhos chamam-se ícones.

Todo computador que usa Windows tem um mouse.

Mouse é um dispositivo ligado ao micro que você pode deslocar sobre a mesa de trabalho. Quando você move o mouse, uma seta, chamada cursor, se move na tela acompanhando o movimento do mouse.

Para executar uma ação, move-se o cursor até o ícone que representa a ação desejada e aperta-se um botão do mouse. E como essa é a forma de comandar o computador, ela é uma interface.

Como a tela, em vez de mostrar apenas letras, mostra ícones desenhados, ela é uma tela gráfica.

Por isso Windows é um exemplo de interface gráfica.

Windows é a interface gráfica mais conhecida. Mas não é a única.

Por exemplo: os micros da linha MacIntosh já usam interface gráfica há muitos anos. E o OS/2, um sistema operacional multitarefa da IBM para micros da linha PC, também usa uma interface gráfica chamada Workplace Shell.

Então interface é uma forma de comandar o micro. E interface gráfica é aquela que usa uma tela gráfica e um mouse.

É simples assim.

B. Piropo