Sítio do Piropo

B. Piropo

< CBN Informática >
Volte
19/09/1994

<Impressoras>


Há diversos tipos de impressoras. As mais comuns são as matriciais, as de jato de tinta e as impressoras laser.

Uma impressora matricial imprime de forma semelhante a uma máquina de escrever, percutindo uma fita entintada sobre o papel. A diferença é que, ao invés do molde com o formato da letra, quem bate na fita é um conjunto de estiletes. Cada estilete imprime um ponto, e as letras e figuras são formadas por um conjunto de pontos. Na verdade, uma "matriz" de pontos. Por isso o nome "matricial".

Impressoras matriciais são barulhentas e como a dimensão de cada ponto depende do tamanho e do número de estiletes, os pontos não podem ser muito pequenos. E pontos grandes fazem com que as letras apareçam ligeiramente distorcidas. Mas são baratas.

As impressoras de jato de tinta também imprimem através de uma matriz de pontos. Só que os pontos são formados por finos jatos de tinta. A tinta é vaporizada em alta temperatura e jorra através de estreitos orifícios da cabeça impressora. Como eles podem ser muito mais finos que os estiletes, imprimem muito mais pontos na mesma área, o que faz com que as letras se deformem menos. Diz-se então que a "definição" da imagem é maior.

As impressoras de jato de tinta apresentam melhor qualidade de impressão que as matriciais e são silenciosas. Embora mais lentas, são melhores e mais caras que as matriciais, mas não tão boas quanto as impressoras laser.

E as impressoras laser...

Bom, as impressoras laser usam uma tecnologia muito interessante, mas não dá tempo para falar delas nesse boletim

Mas amanhã, nesta mesma bathora e nesse mesmo batboletim, não percam.

As impressoras laser vem aí.

B. Piropo