Sítio do Piropo

B. Piropo

< CBN Informática >
Volte
02/02/1995

<VO>


Durante muitos anos o Clipper foi, talvez, a linguagem de programação mais popular no Brasil.

Mas aí apareceu Windows e ninguém quis mais saber de programas em tela texto, como os gerados pelo Clipper. E milhares de programadores ficaram diante de um triste dilema: ou insistiam nos velhos programas Clipper, ou tinham que aprender uma nova linguagem e jogar fora um imenso cabedal de conhecimento e anos de prática de programação.

Pois trago uma boa notícia para os clipeiros: a Computer Associates acaba de lançar o Visual Objects, uma linguagem de programação para Windows, inteiramente orientada para objeto, derivada do Clipper, que permite reaproveitar grande parte do código original e continuar a desfrutar da experiência adquirida em anos a fio de trabalho com o Clipper.

É claro que nem tudo são flores: os programas Clipper não podem ser convertidos diretamente, mas precisam ser adaptados para o Visual Objects. E a linguagem é orientada para objetos e baseada em eventos, o que faz o fluxo do programa ter suas características próprias. Os velhos clipeiros vão ter, sim, que investir algum tempo aprendendo as manhas da nova linguagem.

Vai dar trabalho.

Mas sempre é melhor do que ter que aprender tudo de novo.

B. Piropo