Dicas
B. Piropo
Anteriores:
< Sobre Correio Eletrônico >
Volte de onde veio
06/04/1998
< Usando as citações >
< ("quotes") com habilidade >
< Geral >

Poucas coisas são mais desagradáveis que receber uma mensagem com apenas uma frase do tipo: "Desculpe, mas eu discordo". Para quem troca duas ou três mensagens por semana, vá lá. Mas quando uma destas chega misturada a dezenas de outras, a frustração é inevitável. O remetente discorda de que? Qual era o assunto em discussão? Na melhor das hipóteses, tem-se um trabalho enorme consultando as mensagens arquivadas para saber do que se trata. Na pior, simplesmente deixa-se a mensagem de lado. Evite isto ajustando seu programa de correio eletrônico para citar ("quote") a mensagem original na resposta (a maioria deles faz isto por padrão; no Outlook Express e Internet Mail o ajuste é feito acionando-se a opção "Opções", passando para a aba "Enviar" e marcando a caixa "Incluir a mensagem na resposta"). Por outro lado, é igualmente desagradável receber uma resposta que consiste apenas de uma longa citação de sua mensagem seguida daquele mesmo lacônico "Desculpe, mas eu discordo". Ou respostas que incluem toda a mensagem original desnecessariamente. Edite suas respostas como quem conversa. Comece com o texto da mensagem original. Depois, corte o supérfluo, reduzindo as citações ao mínimo indispensável para tornar a resposta compreensível, mantendo apenas os pontos importantes. Entremeie as citações com suas considerações e feche a com a conclusão. Nunca deixe de incluir sua assinatura. Fica uma mensagem leve, coloquial, fácil de ler e esclarecedora. O tipo da mensagem que é um prazer receber.

B. Piropo