Sítio do Piropo

B. Piropo

< Excel >
Volte
14/06/2004

< Facilitando a Edição no Excel >


Se você trabalha freqüentemente com planilhas Excel, já se habituou com certas características do programa, como por exemplo o saltar do foco (ou seleção) para a célula abaixo da atual assim que se tecla ENTER. Mas habituar-se não significa passar a gostar. Muitas vezes é apenas conformar-se com o inevitável. Pois bem: algumas destas características (inclusive a citada) podem ser ajustadas ao gosto do freguês. Basta saber onde efetuar o ajuste. Pode-se alterar a maioria delas acionando a entrada “Opções” do menu “Ferramentas” e passando para a aba “Editar”. O movimento da seleção após teclar ENTER, por exemplo, pode ser evitado desmarcando-se a caixa correspondente. Mas, se você deseja mover a seleção, porém não para baixo, pode escolher “Acima”, “À esquerda” ou “À direita” no menu de cortina “Direção” ao lado da opção. Outra alteração possível: impedir que Excel conclua automaticamente uma entrada de dados sempre que as primeiras letras digitadas corresponderem a uma entrada anterior na mesma coluna (basta desmarcar a caixa “Ativar AutoConclusão para valores de células”). O a possibilidade de editar diretamente no interior da célula. Ou ainda não fazer o conteúdo da planilha se mover para baixo ou para a direita sempre que se insere uma linha ou coluna, respectivamente (é bonitinho, mas em máquinas lentas pode afetar o desempenho; para desabilitar, basta desmarcar a caixa “Fornecer comentários com animação”). Isso para citar apenas as características que costumam incomodar mais a quem não gosta delas. Há muitas outras na aba “Editar”. Algumas entradas (como “Mostrar botões de opções de inserção”) não são muito claras. Mas basta clicar sobre ela com o botão direito e acionar “O que é isto?” para obter uma explicação menos sucinta (no caso citado: sempre que se comanda a inserção de células, linhas ou colunas, Excel exibe um botão com um ícone em forma de pincel que, ao ser acionado, fornece as opções “Formatar como acima”, “Formatar como abaixo” e “Limpar formatação”). Dê uma olhada por lá. Quem sabe você não encontra algum ajuste que lhe interessa...

B.Piropo