Sítio do Piropo

B. Piropo

< MS Office >
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24/02/2003

< Criando arquivos padrão >


Os textos que envio para publicação têm um cabeçalho comum. Nele, consta o nome do arquivo gravado em disco, o tipo do texto (artigo, coluna ou dica), a data da publicação, o título e meu nome, como autor. Cansado de digitar em cada arquivo o mesmo cabeçalho no qual apenas alguns detalhes eram alterados, imaginei uma forma de poupar-me deste trabalho. O Office oferece diversas possibilidades, desde a criação de formulários até modelos (“templates”). Mas eu queria algo menos complicado. Resolvi o problema de forma simples e limpa: criei um documento do Word com os dados comuns a todos os textos, gravei-o em disco e fechei o arquivo. Em seguida, carreguei o Windows Explorer, localizei o arquivo recém criado, cliquei sobre seu nome com o botão direito, acionei a entrada “Propriedades” do menu de contexto e, no grupo “Atributos” da aba “Geral”, marquei a caixa “Somente leitura”. Saí da janela clicando em OK e, ainda no Windows Explorer, cliquei sobre o ícone do arquivo recém criado com o botão direito do mouse, arrastei-o para minha área de trabalho e, quando soltei o botão, cliquei sobre a entrada “Criar atalho(s) aqui” do menu de contexto que então se abriu. Com isso, criei um atalho para meu arquivo padrão diretamente em minha área de trabalho. Agora, para criar um novo texto, basta abrir esse atalho, alterar alguns dados (como título e data), acrescentar o texto e gravar em disco. Como o arquivo original é do tipo “Somente leitura”, quando eu aciono a função “Salvar”, em vez de sobrescrever o arquivo original, o Office automaticamente abre a janela “Salvar como”, onde sou obrigado a escolher o novo nome e local para gravar o arquivo, mantendo inalterado o original, que pode ser usado sucessivamente como base para textos futuros. Isso, é claro, funciona com qualquer aplicativo

B.Piropo