Sítio do Piropo

B. Piropo

< Power Point >
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03/12/2001

< Som e fúria >


As versões recentes do Power Point facilitaram um bocado a inserção de filmes e sons em apresentações e esses recursos têm sido muito explorados, já que uma escolha judiciosa pode enriquecer bastante a apresentação (tanto quanto o abuso pode torná-la insuportável, é claro, mas tenho certeza que seu bom senso o guiará pelos caminhos do bem; lembre-se que histórias cheias de som e fúria e vazias de significado são contadas por idiotas – e não sou o primeiro a dizê-lo). Para efetuar a inserção basta acionar a entrada “Filmes e sons” do menu “Inserir” e escolher a opção desejada (pode-se inserir filmes ou sons tanto da “Gallery” do próprio Office quanto de arquivos avulsos, tocar uma faixa de um CD de áudio ou gravar um som diretamente com o microfone). O problema é que, exceto no último caso, Power Point não incorpora (“embed”) o filme ou som no arquivo da apresentação, apenas o vincula (“link”), ou seja, inclui nele a informação sobre a localização do arquivo original que contém o filme ou som (para entender a diferença, visite minha página pessoal em e consulte a dica de 10/08/1999, “Vincular ou Incorporar?”, na seção “Dicas/MS Office”). Por isso, caso você tenha incluído em diferentes slides de sua apresentação sons e filmes espalhados por diversas pastas de seu disco rígido, vai enfrentar um pesadelo se precisar migrar a apresentação para outro computador. Então, antes de criar uma apresentação na qual deseja incluir filmes e sons, se pretende exibi-la em diversas máquinas, a melhor estratégia é criar uma pasta exclusivamente para esse fim, copiar nela todos os arquivos de filmes e sons a serem usados na apresentação e salvar nessa mesma pasta o próprio arquivo da apresentação. Quando quiser transferir a apresentação para outra máquina, basta copiar integralmente o conteúdo da pasta (provavelmente em um disco rígido ou CD-R, já que os arquivos tendem a ocupar muito espaço) e transferi-la inteira.

B.Piropo