Dicas
B. Piropo
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12/01/1998
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Uma das maiores vantagens dos programas geradores de apresentações é fornecer meios para enriquecê-las com todo tipo de ilustrações, inclusive gráficos criados em planilhas. No Power Point esta função é particularmente facilitada pela existência de uma planilha eletrônica "embutida" no programa. Para acessá-la, basta escolher, na janela que aparece ao se acionar a função "novo slide", um dos três tipos de gabaritos que incluem gráficos (o quinto, sexto e oitavo a contar do canto superior esquerdo, nos quais aparece um gráfico de barras para orientar a escolha) e, já na janela do novo slide, executar um clique duplo no espaço reservado para o gráfico. Isto faz aparecer um modelo de planilha na qual pode-se entrar com os dados numéricos exigidos para a criação do gráfico. Não se deixe enganar pela simplicidade do gráfico de barras padrão criado pela planilha: terminada a entrada dos dados, um clique com o botão direito sobre o gráfico recém criado permite modificar algumas de suas características, inclusive tipo (permitindo escolher entre área, barras, colunas, torta, linhas e superfícies, todas tridimensionais), inserir títulos, rótulos e alterar diversos outros aspectos. A planilha é muito simples e desprovida de recursos e os gráficos por ela criados são igualmente singelos (se você precisa de funções mais sofisticadas, sempre pode usar os poderosíssimos recursos da Excel para criar um gráfico e posteriormente inseri-lo em seu slide), mas para usar dados numéricos já disponíveis para enriquecer uma apresentação com um gráfico, é mais que adequada.

B. Piropo