Sítio do Piropo
Windows
Volte
29/12/2003

< Destravando a impressão >


Volta e meia acontece: manda-se imprimir uma série de textos e tudo vai bem até que um deles se recusa a ser impresso e “trava” a fila. Muita gente, nessa situação, reinicializa a máquina. Mas há como resolver. Quando se manda imprimir um grupo de documentos, o sistema organiza uma “fila de impressão” onde os arquivos ficam esperando sua vez de serem impressos. Quem administra essa fila é um componente (ou “serviço”) do sistema operacional denominado “spooler de impressão”. A fila pode ser inspecionada seja clicando sobre o ícone da impressora (que deve aparecer na barra de tarefas), seja acionando a entrada “Impressoras e aparelhos de fax” do menu Iniciar e abrindo o objeto correspondente à impressora que está imprimindo os arquivos. Isso abre uma janela com a lista dos arquivos da fila, seu estado (“Status”) e demais características. Quando um arquivo “trava” a fila, ele aparece no topo da lista e, geralmente, a coluna “Status” afirma que ele está sendo impresso. Para liberar a fila, selecione o arquivo, abra o menu “Documento”, acione a entrada “Cancelar” e aguarde alguns minutos. Se você tiver sorte, a tarefa será cancelada e os demais documentos da fila serão impressos. Se isso não funcionar e se você usa Windows XP, ainda há uma esperança. Abra o Painel de Controle e clique em “Ferramentas administrativas”. No painel direito da janela que então se abre, acione a entrada “Serviços”. No painel “Serviços (local)” da nova janela procure e selecione a entrada “Spooler de impressão”. Clique no atalho “Parar” para interromper o serviço. Isso interromperá a ação do “spooler”, liberando o arquivo. Volte para a janela da impressora e atualize a lista clicando na entrada “Atualizar” do menu “Exibir”. Provavelmente a linha que continha o arquivo que “travou” a fila desapareceu (se não, elimine-a manualmente acionando a entrada “Cancelar” do menu “Documento”, que agora deverá funcionar). Retorne para a janela “Serviços” e clique no atalho “Iniciar” (ou “Reiniciar”) para que “spooler” retome a impressão dos demais documentos. Dá um pouco de trabalho, mas sempre é melhor que reinicializar o micro. E feliz 2004.

B.Piropo