Dicas
B. Piropo
Anteriores:
< Windows >
Volte de onde veio
19/05/1997
< Agilizando e Embelezando >
< o Desktop >
< 95 >

O desktop é o campo de batalha do usuário de Windows 95. É nele que temos nossas alegrias e frustrações. Pois bem: ao invés de uma dica, aqui estão pequenos truques para tornar mais ameno seu uso e melhorar seu aspecto.
Se, no desktop de Windows 95 ou em um programa, você selecionou uma opção de menu que exibe uma janela de diálogo cheia de botões e opções (como por exemplo "Abrir" ou "Salvar como" do menu "Arquivo") e está meio perdido, não se afobe: um clique com o botão direito do mouse sobre qualquer objeto (botão ou opção) fará aparecer uma ajuda contextual com informações sucintas mas valiosas sobre ele.
Se você tem uma porção de programas rodando ao mesmo tempo e quer passar rapidamente de um para o outro, há uma opção melhor e mais rápida que clicar sobre seu nome na barra de tarefas: aperte simultaneamente Alt+Tab para abrir uma janela com os ícones de todos os programas. Mantenha Alt apertada e vá teclando Tab sucessivamente para passar de um para o outro até chegar no ícone do programa desejado. Então, basta soltar Alt. Esta dica é especialmente útil quando se tem diversos programas abertos e se está alternando sucessivamente entre dois deles, passando de um para o outro e voltando ao primeiro: estes dois vão se revezando na fila e ocupam sempre os dois primeiros lugares, portanto basta teclar Alt+Tab para passar de um para o outro. E Alt+Tab de novo para passar do outro para o um...
Se, ao invés das janelas usuais, você quiser ver o conteúdo de um folder na vista do Explorer, clique sobre seu ícone com o botão direito e selecione a opção "Explorar".
Se a barra de tarefas lhe atrapalha na base da tela, tire-a de lá: clique com o botão esquerdo do mouse sobre um ponto "vazio" da barra e arraste-a para onde ela lhe atrapalhar menos. Além da base, ela acomoda-se sem reclamar nas duas laterais e no alto da tela. E se ela o incomoda em qualquer das quatro posições, faça-a desaparecer de suas vistas: clique com o botão direito em um ponto vazio da barra de tarefas, selecione a opção propriedades, clique na aba "Opções da barra de tarefas", marque a caixa "Auto ocultar" e confirme com OK. A partir de então a barra de tarefas somente aparecerá quando você mover o cursor do mouse para o local onde ela se acomodou. E se seu menu iniciar cresceu demais e está ocupando muito espaço quando você o aciona, aproveite a ocasião para reduzir o tamanho de seus ícones marcando também a caixa "Mostrar ícones pequenos no menu Iniciar".
Se seu desktop está monótono e você deseja alegrá-lo, encontre uma foto ou desenho que lhe agrade, use um programa gráfico qualquer como o excelente PaintShop para converter seu arquivo para o formato mapa de bits ("bitmap") e grave-o no diretório Windows. Depois, clique com o botão direito em um ponto vazio do desktop, selecione a opção "Propriedades" do menu de contexto que então se abre, clique sobre a aba "Segundo Plano", clique sobre o nome do arquivo na caixa "Papel de parede" (atenção: esta caixa mostra apenas o nome do arquivo, ocultando a extensão .Bmp), marque o botão "Centralizado" se quiser que a imagem apareça no centro da tela deixando uma borda em volta, ou "Lado a lado" se quiser cobrir inteiramente seu desktop com "ladrilhos" contendo a imagem, e confirme com OK. Mas use bom senso ao escolher seu novo fundo: desenhos complicados podem ser muito bonitos mas são uma desgraça quando se deseja encontrar um ícone perdido em seus detalhes.
E finalmente, se você está cansado de ver seus ponteiros de mouse sempre com a mesma cara, abra o painel de controle, execute um clique duplo sobre o objeto Mouse, clique na aba "Ponteiros", clique na seta ao lado da caixa "Esquema" e escolha o esquema que mais lhe agradar. E se nenhum deles for de seu agrado, na janela que mostra os ponteiros clique sobre aquele que você deseja alterar e no botão "Procurar". Agora, basta selecionar o cursor desejado (os de extensão .Ani são animados, os de extensão .Cur são estáticos), clicar no botão "Abrir" e confirmar com o botão "Aplicar". E se você tentou usar esta dica e não consegui encontrar os cursores, então é preciso instalá-los: abra o painel de controle, execute um clique duplo no objeto "Adicionar ou remover programas", clique na aba "Instalação de Windows", selecione "Acessórios", clique no botão "Detalhes", selecione a opção "Ponteiros do Mouse" e confirme a instalação, introduzindo o CD-ROM de Windows 95 quando solicitado.

B. Piropo