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B. Piropo

< Word for Windows >
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13/01/2003

< Cabeçalhos de tabelas >

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Criar tabelas no Word é muito simples: há até mesmo um ícone na barra de ferramentas padrão, “Inserir tabela”, que permite escolher o número de linhas e colunas com um simples arrastar de mouse. Dependendo do tamanho da tabela e da formatação do documento, há ocasiões em que elas se estendem por mais de uma página. E isso não ocorre apenas com aquelas demasiadamente grandes para caberem em uma única página, mas também com tabelas menores que, em virtude da distribuição do texto no documento, ficam com algumas linhas no final de uma página e as linhas restantes no início da próxima. Ocorre que na maior parte das tabelas, as primeiras linhas são usadas para o cabeçalho, ou título das colunas. E quando a quebra de página se dá no meio da tabela, por padrão, passam para a página seguinte apenas as linhas que não couberam na anterior. As linhas de título ficam apenas no início da tabela, na página inicial. Se você deseja que elas apareçam também no topo do trecho da tabela que passa para a página seguinte, há um modo simples de consegui-lo: basta selecionar as linhas que você quer repetir no alto da página seguinte e acionar a entrada “Repetir linhas de título” do menu “Tabela”. A função é simples de usar, mas tem seus macetes. O mais importante: a seleção deve, obrigatoriamente, incluir a primeira linha da tabela. Além disso, os títulos somente são repetidos no caso de quebras de páginas automáticas, ou seja: se você criar uma quebra de página manual no meio da tabela, o Word não repetirá os títulos. Caso uma tabela se estenda por diversas páginas e você acionar a função, os títulos serão repetidos em cada página. Finalmente: se você costuma editar seus documentos no modo de exibição “Normal”, os títulos repetidos não aparecerão na tela. Para visualizá-los, passe para o modo de exibição “Layout de impressão” ou acione a função “Visualizar impressão”.

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