Sítio do Piropo

B. Piropo

< Jornal Estado de Minas >
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19/12/2002

< Morte anunciada >


O ciclo da vida começa com o nascimento, transcorre por algum tempo e se encerra com a morte. É assim com todo vivente, seja bicho, planta ou gente. Dessa sina ninguém escapa - exceto, talvez, algumas bactérias que, em vez de morrer, encerram seu ciclo de vida dividindo-se em dois novos organismos, um tipo de reprodução chamado "cissiparidade" que seria glorioso se não fosse assexuado.

Mas o que pouca gente sabe é que o ciclo da vida não afeta apenas bicho, planta e gente, mas diversas outras categorias. De algumas, não nos damos conta porque o ciclo é tão longo que nos falta perspectiva para percebê-lo: para um inseto que nasce ao alvorecer e morre no arrebol, somos eternos como os lagos. No entanto, os lagos também têm seu ciclo de vida: nascem com águas límpidas e puras que, na medida que o tempo passa, se enriquecem com nutrientes que alimentam seres vivos que geram sedimentos cujo acúmulo um dia os transformam em charcos, fazendo-os desaparecer milênios depois do nascimento. O fenômeno, conhecido dos limnologistas, chama-se eutroficação. Há outra categoria que possui ciclo de vida bem mais curto e mesmo assim não nos apercebemos dele. Talvez por considerarmos seu nascimento, vida e morte um fenômeno tão natural que mal prestamos atenção. Ou, quem sabe, porque a existência desse ciclo de vida, embora oficial, é divulgada tão sorrateiramente que poucos se dão conta. São os sistemas operacionais da Microsoft.

Verifique. Visite o sítio da Microsoft, mais particularmente a página intitulada "Windows Desktop Product Life Cycle Support and Availability Policies for Consumers" (políticas para usuários relativas ao ciclo de vida, suporte e disponibilidade dos produtos Windows para micros de mesa) em
<www.microsoft.com/windows/lifecycleconsumer.mspx>
e descubra que em 15 de outubro passado a Microsoft trouxe à luz uma revisão de diretrizes traçadas anteriormente que estabeleceu  uma "Política de ciclo de vida e suporte" mais abrangente, englobando todos os seus produtos. De acordo com ela, qualquer produto MS atravessa três fases. A primeira, "Mainstream Support Phase", tem início no momento do lançamento, dura cinco anos e dá direito ao suporte padrão, parte dele gratuito. A segunda, "Extended Support Phase", dura de cinco a sete anos após a data de lançamento (ou seja: não existe para alguns produtos e dura no máximo dois anos para outros), inclui suporte pago e pode incluir a correção de bugs, mas não incluirá qualquer garantia, alterações no projeto e inclusão de novas funções. Por fim, eventualmente os produtos entrarão na terceira e última fase, chamada "Non-Supported Phase", que em geral dura um ano, na qual não receberão suporte algum da MS exceto o que pode ser obtido "online" no sítio da empresa.

Decorridas essas três fases, ou seja, ao final de seu ciclo de vida, ocorre com o produto o mesmo que ocorrerá um dia a todos nós: morre. E o pior (ou, dependendo do ponto de vista, o melhor) é que a morte virá em data certa, marcada, inexorável, irreversível. A única diferença é que para não usar um termo desagradável, a MS evitou a palavra "morte" e empregou em seu lugar um eufemístico "fim da vida" ("end of life"). Quando isso ocorrer, a MS não mais oferecerá ao finado produto qualquer tipo de atualização ou "remendo" ("patch") e nenhum suporte, nem mesmo o "online", ainda que existam (e sempre existirão) usuários fiéis do produto. A atitude da MS será idêntica a dos amantes que, rompido o romance, prometem solenemente: "Pra mim, morreu". A diferença é que a MS cumprirá a promessa.

Mas porque todo esse papo sobre nascimento, vida e morte em uma época tão festiva? Bem, é que de acordo com o que consta na página da MS acima citada, no próximo dia 31, ou seja, daqui a menos de duas semanas, por decisão da empresa, ocorrerá o óbito, aliás, o fim da vida, de quatro produtos da Microsoft. Dentre eles três que, garanto, fizeram parte da existência de quem quer que use micros da linha PC há mais de dez anos: o MS-DOS (todas as versões), o Windows 3.xx e o Windows 95 (o quarto moribundo é o Windows NT 3.5x). O perecimento, diga-se de passagem, era esperado já há um ano, desde que eles entraram na "Non-Supported Phase" em 31 de dezembro do ano passado. Mas, como no caso das grandes personalidades cuja agonia acompanhada pela imprensa nos prepara para o anúncio do inevitável passamento, o desenlace não deixa de ser um choque.

O DOS e Win 3.x morrerão dia 31, gente! E Windows 95, tão novo, quem diria... E quando, no mesmo documento, tomamos conhecimento que o finamento do Windows Me somente ocorrerá em dezembro de 2005, é impossível evitar aquele sentimento malévolo que por vezes nos perpassa a mente quando nos comunicam a partida de uma boa alma: "Tanta gente que não presta fica por aí e morre justamente o fulano"...

Pois é isso. Querendo ou não, gostando deles ou detestando-os, a morte do DOS, Windows 3 e 95 foi decretada e essa morte determina o fim de uma era. Que começou no início dos anos oitenta, quando a IBM lançou seu "poderoso" PC, o primeiro computador pessoal digno do nome, com microprocessador Intel 8088. Custava cerca de cinco mil dólares, mas vinha com 64 K de memória RAM (K mesmo, não Megas), monitor monocromático, drive de disquete opcional (o dispositivo padrão de armazenamento de massa, se é que podemos chamá-lo assim, era um gravador de fita cassete) mas sem disco rígido. Com ele nasceu o MS-DOS 1.0, a galinha dos ovos de ouro que, para o bem ou para o mal, tornou a Microsoft o que é hoje. Pois esse sistema operacional morrerá inexoravelmente no próximo dia 31. E foi bastante longevo para a espécie, diga-se de passagem.

O MS-DOS 1.0 vinha em um único disquete. O maior da época, é bem verdade: 360K, dupla face, dupla densidade. Mas, na memória, ocupava apenas 10K. Bons tempos aqueles em que um sistema operacional inteiro cabia em 10K (o CD de instalação de Windows XP vem com mais de 500 Mb de arquivos). É verdade que só permitia rodar um programa de cada vez, em tela texto, com uma interface baseada em caracteres que exigia o conhecimento de nomes crípticos de comandos. Quem ainda lembra da função do FASTOPEN? E que tal criar uma pasta usando MKDIR? E quantos discos rígidos tiveram seu conteúdo irremediavelmente embaralhado porque alguém resolveu experimentar o comando RECOVER "só para ver o que ele fazia"?

Era assim a vida do micreiro daqueles tempos. Havia que decorar comandos e digitá-los sem um único erro, do contrário éramos brindados com a mensagem "Bad command or file name" que não explicava absolutamente nada. Sem falar na terrível "fatal error", cuja menção a "fatal" sempre me deixava com a consciência culpada por haver matado alguém ou algo sem nem ao menos saber de quem ou do que se tratava.

Mas se a vida era cheia de sobressaltos, também era boa. Tenho, em minha estante, toda uma prateleira tomada de livros sobre o DOS e suas diferentes versões. Já não me servem para muita coisa, mas jamais tive coragem de tirá-los de lá. Agora, anunciado o óbito, talvez tome uma providência que inclua algum tipo de cerimônia fúnebre e a solene remoção dos livros (menos o "Peter Norton's DOS Guide" que esse, por pura gratidão, haverá de me acompanhar para todo o sempre).

É verdade que desde o início dos anos noventa o DOS já andava bastante combalido. No mercado americano, naqueles dias, um micro da linha PC podia ser comprado por menos da metade do preço do PC original, dois mil e tantos dólares. E era uma máquina realmente poderosa, dessa vez sem aspas. O processador era um 386 ou 486 de 32 bits, a máquina vinha com um disco rígido de algumas dezenas de megabytes (mega, não giga) e a maioria ostentava um monitor VGA com suas deslumbrantes 256 cores. Uma máquina dessas não poderia se contentar com aquela desgraça, a interface baseada em linha de comando. Precisava de coisa melhor.

Coisa melhor já havia há muito tempo: a interface gráfica da Apple, introduzida com o Lisa em 1983 e consolidada com o MacIntosh em 84. O que não havia era uma forma decente de adaptá-la para os PCs. Houve, é claro, diversas tentativas. A Digital Research, que disputava o mercado dos sistemas operacionais com seu DR-DOS, lançou a GEM em 84, mas além de não "pegar", ainda sofreu um processo por plágio da Apple que forçou a DR a modificá-la até torná-la praticamente imprestável. Em 85 a própria Microsoft lançou a primeira versão de um certo Windows, mas era uma porcaria tão grande que ninguém mais se lembra dele (especialmente a MS, que faz questão de esquecê-lo; mas você pode ter uma visão de uma de suas telas na página <http://toastytech.com/guis/index.html>). Mas como é notório que a denodada turma da MS não abandona um projeto só porque desenvolveu uma porcaria, o Windows 2.0 foi lançado em 1987. Pena que revelou-se outra grossa porcaria à qual ninguém deu importância. Mas o bravo time de Seattle insistiu e em maio de 1990 surgiu, finalmente, o Windows 3, o primeiro Windows que "pegou".

Windows 3 não era um sistema operacional, era uma interface com o usuário. Trocando em miúdos, mas sem complicar: o sistema operacional, o programa que fazia o "trabalho sujo" de se comunicar com o hardware, ainda era o próprio DOS, já na versão 5. Sobre ele era carregado o Windows 3. Para operar a máquina o usuário se comunicava com o Windows 3, que se comunicava com o DOS, que fazia as coisas funcionarem. A grande vantagem do Windows 3 é que ele usava uma interface gráfica baseada em ícones representando "objetos", uma idéia altamente intuitiva. E agregava um novo dispositivo de entrada que já existia nos tempos do DOS mas ninguém sabia exatamente para que servia e a maioria o considerava um trambolho: o mouse.

Com Windows 3 já não era preciso decorar comandos herméticos: bastava clicar sobre o ícone de um objeto para deflagrar alguma ação. Para quem usa computadores há menos de dez anos, trata-se de algo tão natural quanto respirar. Mas o que aquilo contribuiu para facilitar a vida do usuário não dá para descrever (se duvida, experimente parar de respirar por alguns minutos). Foi Windows 3 com sua interface gráfica que popularizou o uso dos PCs. Sei disso porque foi mais ou menos nessa época que comecei a receber cartas de leitores que começavam com: "Comprei um PC para a minha mãe...", um claro sinal dos tempos. Antes da interface gráfica, eram as mães que compravam micros para os filhos. E quando velhas senhoras começam a descobrir que podem, sim, usar computadores para se distrair e ajudar nas tarefas domésticas, acredite: a coisa se tornou popular.

O problema é que nos anos 90 ninguém se contentava em rodar apenas um programa de cada vez. Pois as máquinas de 32 bits de então já eram capazes de uma proeza denominada "multitarefa", ou seja, rodar diversos programas simultaneamente. Na verdade, a simultaneidade era apenas aparente: "fatias de tempo" de uso do processador eram distribuídas entre os programas de forma que quando acabava a fatia de um, começava a do outro e assim sucessivamente. Mas a troca se fazia tão rapidamente que a impressão era de execução simultânea.

Ocorre que toda a linha Windows 3.x, por mais que a MS tentasse negar, continuava a se apoiar no DOS, um sistema concebido para rodar um programa de cada vez. Por isso, o máximo que se conseguiu com ele foi a multitarefa "cooperativa", na qual cada programa controlava sua própria "fatia de tempo" e o próximo somente conseguia rodar quando o anterior lhe "passava a bola". E de vez em quando aparecia um programa mal comportado que não sabia jogar direito e agia como dono da bola, metendo-a debaixo do braço e recusando-se a passá-la adiante, travando a máquina. O resultado disso é que, embora a morte de Windows 3.x somente venha a se oficializar no próximo dia 31, foi a multitarefa cooperativa sua real causa mortis. Para substituir Windows 3.x a MS lançou um novo sistema realmente de 32 bits (embora seus detratores o considerem "quase" de 32 bits): Windows 95.

Em 1995, no mercado americano, o preço de um micro razoável da linha PC já havia caído novamente para a metade: por pouco mais de mil dólares se comprava uma máquina equipada com um processador Pentium ou similar, vídeo Super VGA de alta resolução e disco rígido com algumas centenas de megabytes. Essa máquina já merecia uma multitarefa mais evoluída, a multitarefa "preemptiva".

A diferença entre multitarefa cooperativa e preemptiva é que na primeira quem decide quando o controle do processador mudará de mãos é o programa, enquanto que na última a decisão é tomada pelo sistema operacional. Assim, se um programa "mal comportado" travar, pior para ele: o sistema operacional toma o controle do processador e o repassa para os programas que estão na fila. E o programa mal comportado é simplesmente fechado sem perturbar os demais. Windows 95 funciona assim (pelo menos em teoria). E só não funciona melhor porque, segundo os especialistas, ainda carrega com ele uma imensa quantidade de código nativo do DOS. Ou seja: ainda é um descendente direto do bom e velho MS-DOS concebido e desenvolvido em 1981 para uma máquina de dezesseis bits.

De lá para cá as coisas evoluíram um bocado. Na linha dos sistemas operacionais "verdadeiramente de 32 bits", ou seja, sem vestígios de código nativo do MS-DOS, apareceu o Windows NT, que evoluiu para 2000, que evoluiu novamente para o XP. Na linha sucessória do Windows 95, apareceu o Windows 98 que evoluiu para o 98SE que involuiu para o Me. E hoje, no mercado americano, já se pode comprar um micro aceitável da linha PC por pouco mais de duzentos dólares. Por quinhentos, compra-se uma máquina bastante razoável com processador superescalar, capacidade multimídia e disco rígido de dezenas de gigabytes.

Tudo isso já era indício que estávamos no limiar de uma nova era. Faltava algo que marcasse indelevelmente a data. Faltava, digamos assim, uma efeméride.

Pois a MS acaba de determinar essa data e contribuir com a criação da efeméride. Ela ocorrerá em menos de duas semanas, no próximo dia 31.

Para este dia está decretada a morte, ou melhor, o fim da vida, do MS-DOS, de Windows 3.x e de Windows 95.

Com eles, finda uma era.

B. Piropo