Sítio do Piropo

B. Piropo

< Jornal Estado de Minas >
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20/10/2005

< Microsoft e Yahoo >


Na quarta-feira da semana passada a Microsoft e Yahoo, em um comunicado conjunto, anunciaram um acordo que permitirá aos usuários de seus serviços de mensagens instantâneas (“chat”) MSN Messenger e Yahoo Messenger se comunicarem diretamente a partir do segundo trimestre do próximo ano. Além da simples troca de mensagens, usuários de ambos os serviços poderão saber se seus correspondentes no outro serviço estão ou não conectados em um dado momento, trocarão “emoticons” e poderão incluir seus nomes na lista de contatos. Em suma: os serviços, embora mantendo sua independência e identidade, funcionarão como se fizessem parte de uma única rede de mensagens instantâneas (veja comunicado da MS em
< http://www.microsoft.com/presspass/press/2005/oct05/10-12MSNYahooMessengerPR.mspx >).

Brad Garlinghouse, da Yahoo, e Blake Inving, da MSN, durante o anúncio do acordo (foto fornecida pela Microsoft)

Trata-se da fusão de dois gigantes em um mercado do qual a MSN é líder mundial com seus 185 milhões de usuários. O segundo lugar é justamente da Yahoo, com cerca de 85 milhões de usuários, o que fará com que o acordo recém anunciado resulte em uma gigantesca comunidade global de serviço de mensagens instantâneas com mais de 270 milhões de usuários, quase a população do Brasil.
A interconexão entre as redes MSN e Yahoo Messenger adotará o protocolo SIMPLE (sigla de “SIP for Instant Messaging and Presence Leveraging Extensions”, onde SIP, por sua vez, é a sigla de “Session Initiation Protocol”), uma aplicação do protocolo SIP cujo objetivo é justamente permitir a interoperabilidade entre serviços de mensagens instantâneas estabelecendo protocolos para a troca de dados servidor-servidor e cliente-servidor.
Embora os serviços oferecidos pelas duas empresas atualmente incluam troca de mensagens de texto e voz, conexões com telefones fixos e celulares, videoconferência, troca de fotos e arquivos e outros serviços, o acordo inicialmente se restringirá à troca de mensagens de texto e voz entre computadores. Segundo os responsáveis, isso se deve ao fato de que o SIMPLE, embora testado e aprovado, jamais foi usado em um experimento desse vulto e a prudência recomenda que projetos nessa escala sejam implementados passo a passo. Mas, considerando o interesse que a Yahoo demonstrou na comunicação de computadores com telefones comuns via protocolo VoIP (“Voice over IP, ou voz sobre IP) com a recente compra da tecnologia desenvolvida pela Dialpad Communications, não deverá ser surpresa se no futuro o acordo se estender à comunicação com telefones fixos e celulares em qualquer parte do mundo e englobar os demais serviços oferecidos por ambos os parceiros.
Segundo MS e Yahoo, o acordo visa atender um antigo anseio de seus usuários. Anseio, aliás, compartilhado pelos mais de 60 milhões de usuários mundiais do AIM, o serviço de mensagens instantâneas da AOL, terceiro contendor em escala mundial. Mas que, no mercado americano, é líder inconteste, detendo quase 52 milhões de usuários contra pouco mais de 27 milhões da MSN Messenger e cerca de 22 milhões do Yahoo Messenger. Um número tão impressionante que, mesmo depois do acordo, não será sobrepujado pelo de usuários conjuntos do MSN e Yahoo. A esperança, parece, é formar uma massa crítica de usuários no mercado americano que atraia novos participantes mais rapidamente que a rival, ganhando a liderança do mercado doméstico a médio prazo.
Na verdade há boatos que a AOL foi sondada pela MSN para participar do acordo, o que viria a gerar uma formidável rede mundial de mensagens instantâneas mas, ao que parece, não se interessou. A MSN não confirma nem nega esta sondagem. Segundo artigo de Jim Wagner publicado na Internews.Com no último dia 12 (leia em < http://www.internetnews.com/xSP/article.php/3555681 >), Blake Irwing, Vice-presidente da MSN, ao ser inquirido sobre o assunto na entrevista coletiva do lançamento do acordo entre MSN e Yahoo para a imprensa americana, afirmou que a complexidade de um projeto desta monta é tão grande que seria temerário tentar implementá-lo com mais de um parceiro de uma vez. O que, se exclui a AOL desta fase do acordo, deixa entrever a possibilidade de inclui-la mais adiante.
É claro que nenhum dos dois parceiros mencionou o fato de que há pouco mais de um mês o Google que, por paradoxal que pareça, se notabilizou por fazer fortuna dando de graça o que a concorrência vende a peso de ouro, lançou o Google Talk, seu próprio serviço de mensagens instantâneas que inclui a capacidade de se comunicar por voz via VoIP. Um serviço gratuito que usa uma interface espartana, típica do Google, mas que se integra a seu muitíssimo bem sucedido serviço de correio eletrônico GMail de tal forma que quando o programa de mensagens instantâneas é instalado, sua lista de contatos é imediatamente preenchida com a lista de correspondentes do GMail. E que vincula correio eletrônico convencional a mensagens instantâneas de texto e comunicação por voz e pode ser expandido através de acordos com outros provedores (como o Skype e SIPhone, também fornecedores de serviços de comunicação por voz usando computadores).
Em suma: o Google entrou no mercado de mensagens instantâneas e voz e quando o Google entra em um mercado a concorrência treme.
Mas como o comunicado da MSN e Yahoo sobre o acordo não menciona o Google Talk lançado há tão pouco tempo, vai ver foi apenas coincidência...

B. Piropo