Logo Hostnet Logo SBP Logo Hostnet Logo SBP
Foto de B.Piropo

Engenheiro Benito P. Da-Rin

Um livro de presente para você

O atalho ("link") para baixar o livro está no final do texto

No momento eu, o Engenheiro Benito P. Da-Rin, estou muito ocupado ajudando "o outro" a atualizar o Sítio do Piropo. Mais tarde talvez apareçam por aqui alguns textos de minha autoria – por enquanto, não dá. Mas nem por isso deixo de lhe oferecer algo. No caso, um livro sobre tratamento de esgotos. E – mesmo considerando que minha opinião há de ser um tanto suspeita – um bom livro sobre tratamento de esgotos.

Todo livro tem uma história. Este não poderia ser diferente. Então, vamos a ela.

Dediquei 58 anos de minha vida a trabalhar no campo dos esgotos sanitários. Durante os oito primeiros, como estagiário ou engenheiro recém formado, fiz um pouco de tudo, desde projeto de redes de esgoto até oceanografia (coordenei a "Operação Cartões à Deriva 64", uma técnica antediluviana usada no início dos anos sessenta do século passado para coletar dados para a escolha do ponto de descarga do Emissário Submarino de Ipanema). Os cinquenta anos restantes, mais precisamente de 1967, quando comecei a operar uma velha estação de tratamento no bairro de Realengo, no Rio, até 2017, quando me aposentei, foram dedicados exclusivamente ao tratamento de esgotos sanitários.

O que me deu meio século de experiência – no campo, no escritório e em sala de aula.

No escritório, examinando, fiscalizando, concebendo e desenvolvendo projetos de Estações de Tratamento de Esgotos. Centenas deles, no Brasil e em alguns países do exterior (trabalhei como engenheiro consultor de empresas de projeto e operação de sistemas de saneamento na maioria dos Estados do Brasil além do Chile, Peru e México; andei até pela Líbia, vejam só...).

No campo, operando e prestando apoio à operação de Estações de Tratamento. Em diferentes ocasiões estive envolvido direta ou indiretamente na operação praticamente todas as ETEs da CEDAE na Região Metropolitana do Rio de Janeiro e, como consultor, em diversas outras espalhadas pelo Brasil, algumas de grande porte.

Na sala de aula, lecionando a disciplina Tratamento de Esgotos (na UERJ e na PUC) e ministrando dezenas de cursos de curta duração sobre o assunto no Rio de Janeiro e em diversos estados brasileiros – além de um na Cidade do México e outro na Nicarágua.

E foram esses cursos que deram origem ao livro.

Primeiro, sob a forma de apostilas. Eram, basicamente, textos de apoio às aulas, abordando os pontos essenciais do assunto. E à medida que os cursos iam se repetindo e a tecnologia se desenvolvendo, o material ia crescendo.

Lá por volta de 2016 fui solicitado a ministrar um curso na CEDAE, onde então trabalhava, para o pessoal envolvido na operação das Estações de Tratamento de Esgotos da própria empresa. E como, provavelmente, seria o último curso que ministraria, decidi fazê-lo da melhor forma possível. O que demandaria um bom material de apoio.

Comecei, então, a revisar o conjunto de apostilas para atualizá-las. Não era um projeto muito ambicioso. Mas quanto mais prosseguia a tarefa, mais surgiam novas tecnologias a serem incluídas, apareciam mais detalhes ligados às normas técnicas (a revisão da NBR 12.209 havia sido publicada em 2011) e mais pesquisas eram necessárias.

Dediquei com afinco grande parte dos meus dois últimos anos de trabalho na CEDAE a isso. Quanto mais prosseguia, mais me entusiasmava – e quem se der ao trabalho de consultar o livro poderá confirmá-lo quando perceber que os capítulos finais, que abordam técnicas e processos mais avançados, são bem mais detalhados que os iniciais.

O resultado foi o livro que hoje lhes ofereço. Com quase quinhentas páginas, ilustrado, detalhado e bastante atualizado.

O curso? Não houve. Razões ligadas a agenda, organização interna, mudança de orientação da empresa e coisas que tais foram retardando seu início até que no final de 2017 eu fui levado a me aposentar. O que acabou por me proporcionar o tempo e a oportunidade de revisar, detalhar e aprimorar o livro. E como não faria sentido dedicar quase três anos a escrever uma obra que não teria serventia, a ponho aqui à disposição de quem estiver nela interessado.

Basta clicar no botão abaixo para ter acesso ao livro. Como consiste em um arquivo no formato PDF, pode ser consultado diretamente na tela ou ser transferido para seu computador e, se assim o desejar, ser impresso.

Espero que façam dele bom proveito.

Eng. Benito Piropo Da-Rin

Livro: Técnicas de Tratamento de Esgotos