Sítio do Piropo

B. Piropo

< O Globo >
Volte
20/12/1999

< Os Estragos Provocados >
< pelos Kits de Acesso
>


Em julho, precisei de uma conta Internet em Nova York. Usei um CD-ROM com direito a um mês de acesso. Ao instalá-lo, não me pediram número de cartão de crédito, endereço, nem tipo sanguíneo. Desfrutei dela enquanto estive no exterior. Um dia, já no Brasil, liguei o micro e recebi um polido aviso informando que o período de gratuidade estava por se esgotar. Desejava permanecer como usuário? Disse que não, desinstalei o kit (que desapareceu sem deixar vestígios) e não mais me preocupei com o assunto.

Para fins de comparação, testei os kits do ZAZ e AOL que estão sendo distribuídos aqui no Patropi. Os testes foram feitos em uma máquina montada especialmente para este fim (veja na "Trilha Zero", página 5). Para instalar o kit do ZAZ, usei uma conta existente. No caso da AOL, a conta não chegou a ser criada (veja por que na "Trilha"), mas como a instalação completou-se sem ela, o teste foi realizado sem problemas. Em ambos os casos, a desinstalação seguiu o procedimento padrão sugerido pelo provedor. Em nenhum deles a máquina voltou ao estado em que se encontrava antes da instalação (se bem que, no caso do ZAZ, chegou perto).

As alterações que não foram desfeitas não chegam a perturbar o funcionamento da máquina (pelo menos que eu tenha percebido), mas permanecem no HD, na configuração do micro e no Registro. Espero que um dia venhamos a ter um provedor que desenvolva um kit promocional como o que usei nos EUA, que pode ser instalado, usado e desinstalado sem aporrinhar o usuário com alterações em sua máquina nem cobranças indevidas.

Onde foi que arrumei tanta esperança? Ah, sei lá... Deve ser o espírito de Natal...

B. Piropo