Sítio do Piropo

B. Piropo

< O Globo >
Volte
19/12/2005

< VS 2005, SQL 2005 e BizTalk 2006: >
<
os meninos superpoderosos >


Semana passada a Microsoft efetuou o lançamento no Brasil de sua ferramenta integrada de desenvolvimento, o Visual Studio 2005, já lançada internacionalmente três semanas antes nos EUA. Juntamente com ele foram liberadas as novas edições do poderoso gerenciador de base de dados da MS, o SQL 2005, e do BizTalk Server 2006, um aplicativo de integração que permite a programas modernos intercambiarem dados com os de gerações anteriores.
O lançamento brasileiro coincidiu com a edição nacional do TechEd, o maior evento mundial da MS voltado para profissionais da Tecnologia da Informação e desenvolvedores cujo objetivo é pô-los em dia com as últimas novidades da empresa nas áreas de treinamento, informação e recursos para desenvolver e gerenciar aplicativos. Um evento que superou as expectativas mais otimistas e reuniu quase dois mil participantes no Hotel Meliá, em São Paulo.
A estrela da festa foi o novo Visual Studio 2005, um ambiente de desenvolvimento extraordinariamente poderoso que permite desenvolver aplicativos em diferentes linguagens e integrá-los transparentemente no mesmo projeto através da “.Net Framework”. Com o VS 2005 o desenvolvedor pode criar módulos em ASP .Net, Visual Basic, Visual C#, Visual C++ ou Visual J# e integrá-los em um único aplicativo sem qualquer esforço. Na verdade, a nova versão permite desenvolver rotinas em diferentes linguagens que fazem parte do mesmo módulo e deixar por conta do VS 2005 e da “Framework” a integração entre elas.
O VS 2005 segue a tendência adotada recentemente pela MS de distribuir seus aplicativos em diferentes “sabores”. No caso, o mais sofisticado é o Team System VS 2005, uma versão desenvolvida especificamente para empresas que distribuem o desenvolvimento de grandes aplicativos entre diferentes equipes de programadores. Como foi concebido para trabalho em equipe, o Team System incorpora recursos específicos para atender as necessidades dos diferentes profissionais envolvidos, de arquitetos de sistemas a programadores, profissionais de teste e gerentes de projeto. Um desses recursos é a possibilidade de modelar a infra-estrutura e o arcabouço lógico do aplicativo, permitindo aos arquitetos validarem aplicações mesmo antes dos programadores gerarem seu código. Já para estes últimos, há ferramentas de produtividade aperfeiçoadas que funcionam em um ambiente de desenvolvimento integrado de forma extremamente eficiente. Uma pequena nota de natureza técnica apenas para dar uma idéia das novas facilidades: durante as demonstrações foi gerado o código de uma função que solicitava dois parâmetros em uma determinada ordem e criadas algumas “chamadas” para ela. Isto feito, o programador alterou a ordem em que os parâmetros eram invocados na função e os embasbacados assistentes viram o código ser alterado sem a intervenção do programador, reproduzindo a alteração em todas as “chamadas” da função. Recursos como esse parecem desimportantes, mas um bom programador sabe o quanto facilitam a vida de quem desenvolve código e, sobretudo, quantos erros são eliminados com sua ajuda.
Além da versão Team System, o VS 2005 é oferecido nas versões Standard, Professional, Acadêmica (voltada para estudantes da área de informática), Tools (para desenvolvimento de aplicativos integrados ao pacote MS Office) e, pela primeira vez, a versão Express, esta uma versão limitada, voltada para estudantes em geral e programadores não profissionais ou principiantes. No futuro ela será comercializada por um preço relativamente acessível (a MS sugere US$ 49) mas por enquanto, e por tempo limitado, pode ser obtida gratuitamente no próprio sítio da MS. Quem desejar pode transferir (“baixar”) sua cópia de < http://msdn.microsoft.com/vstudio/downloads/default.aspx >.
O SQL Server 2005 também traz sua cota de novidades (que, segundo a MS, permitem um incremento de até 40% na produtividade dos desenvolvedores). As mais importantes são o “Service Broker”, que faz com que web services intercambiem informações diretamente com o banco de dados, e o SQL Reporting Services, um servidor de relatórios estáticos e dinâmicos para usuários de negócios. Foram feitas alterações nas rotinas de busca que fizeram com que o acesso a grandes bases de dados se tornasse duas vezes mais rápido e incluídos aperfeiçoamentos que permitem a criptografia nativa de dados. Também o SQL Server 2005 é oferecido em quatro sabores, Enterprise, Workgroup, Standard e, voilá, a Express, também gratuita (esta, parece que sem limite de tempo), que pode ser baixada de < www.microsoft.com/technet/prodtechnol/sql/2005/downloads/default.mspx >.
Finalmente, o BizTalk Server 2006 veio com algumas melhorias para configuração, monitoramento, gerenciamento e implantação dos sistemas. E incorpora a possibilidade de se integrar com a ferramenta de colaboração da MS, o Sharepoint.
Já não programo há alguns anos, portanto talvez não seja a pessoa mais indicada para avaliar as novas versões. Mas a julgar pela reação da platéia do TechEd, gente que em matéria de programação não bebe mel, come a abelha, o novo VS vai ser um sucesso.


B. Piropo