Sítio do Piropo

B. Piropo

< O Globo >
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24/11/2003

< SPOT >


Há exatamente um ano, na palestra de abertura da COMDEX Fall 2002, em Las Vegas, Bill Gates mencionou pela primeira vez a SPOT (“Smart Personal Object Technology”). Sua idéia básica era tornar os objetos pessoais de uso diário mais “inteligentes” e estender suas funções para além do uso corriqueiro. Na ocasião ele mencionou um despertador que se manteria permanentemente atualizado através de uma conexão sem fio com a Internet consultando um dos muitos sítios que mantêm um relógio atômico à disposição do público (se você usa Windows XP, pode recorrer a essa função para manter o relógio de seu micro sempre atualizado). E chegou mesmo a mostrar uns estranhos protótipos de “imãs digitais de geladeira” que usariam o mesmo tipo de conexão para exibir em uma tela de cristal líquido informações sobre o clima, resultados esportivos, condições de trânsito e coisas que tais, tudo em tempo real. Mas isso aconteceu na mesma palestra em que Gates lançou o Tablet PC, que vingou, e o Mira, que ao que tudo indica deu chabu, e ninguém prestou muita atenção na nova tecnologia SPOT.
Mas o assunto não morreu. Tanto que em janeiro deste ano, ainda em Las Vegas, mas desta vez na palestra de abertura do CES (Consumer Electronics Show), o próprio Gates não apenas anunciou uma associação com os fabricantes Citzien, Fóssil e Suunto como apresentou os primeiros protótipos de seus relógios SPOT. E não eram despertadores, mas relógios de pulso. Segundo Gates, os primeiros frutos da nova tendência: objetos do dia-a-dia cuja serventia era estendida para muito além da concepção original através de software simples de usar.
Na verdade, os reloginhos incrementavam até mesmo as prosaicas funções de exibir data e hora: dispunham de um dispositivo GPS que automaticamente detectavam sua posição na face da terra a ajustavam-se para o fuso horário correspondente. Além de permitir personalizar o mostrador. E iam muito além disso: através de uma conexão via rádio à Internet, eram capazes de exibir informações em tempo real de conteúdo personalizado. O lançamento era o resultado de um longo esforço do SPOT Group, uma equipe da MS que se associou à National Semiconductor para planejar e desenvolver um chipset baseado no microprocessador ARM7 e em um minúsculo rádio transmissor-receptor que usa a tecnologia DirectBand da MS, que permite que objetos SPOT acessem a Internet (detalhes em
<www.microsoft.com/presspass/press/2003/jan03/01-09SPOTWatchesPR.asp>).
Em junho deste ano a MS anunciou o lançamento do serviço MSN Direct, que usava ondas de rádio FM para transmitir informações para dispositivos SPOT. A assinatura custaria US$ 9,95 mensais ou US$ 59 anuais e estaria disponível no último trimestre deste ano nas cem maiores regiões metropolitanas dos EUA e Canadá. Os felizes possuidores dos relógios SPOT poderiam então consultar seus pulsos para se manter em dia com o noticiário, cotações da bolsa, previsão do tempo, guias de restaurantes e condições de tráfego. Além disso, poderiam receber mensagens pessoais através do serviço MSN Messenger e lembretes disparados pelo Outlook de seu micro pessoal. Os relógios custariam entre 150 e trezentos dólares e, anunciava a MS em junho passado, estariam disponíveis antes do Natal deste ano.
Não estarão. Semana passada, quase exatamente um ano após o anúncio inicial e durante a edição 2003 do mesmo evento, a COMDEX de Las Vegas, em um pronunciamento conjunto, MS, Fóssil e Suunto (aparentemente a Citzien pulou fora do negócio) informaram que o produto ainda está na fase de testes e que, infelizmente, terá seu lançamento adiado para o primeiro trimestre do próximo ano.
Quer dizer: ainda não será este ano que emularemos Dick Tracy (Deus meu, quem se lembrará dele nesses tempos interessantes em que vivemos...). Talvez, quem sabe, no próximo dia das mães você possa presentear a sua com um mimo desses. Isso, naturalmente, se a coroa viver nos EUA ou Canadá, os únicos países onde a rede DirectBand será implantada. Mas, segundo Roger Gulrajani, diretor do grupo SPOT da MS, está sendo estudada a possibilidade de expandir os serviços para a Ásia e Europa em um futuro próximo. Nosotros, cucarachos, por enquanto teremos que nos contentar com os reloginhos de camelô mesmo. E olhe lá...

B. Piropo