Sítio do Piropo

B. Piropo

< O Globo >
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30/08/2004

< Falando sobre IP >


A Pontifícia Universidade Católica do Peru usava um velho sistema PBX com diversas centrais instaladas em diferentes prédios do campus para atender as necessidades básicas de comunicação dos professores, alunos e funcionários. Não havia integração entre a comunicação de voz e dados. Há sete meses decidiu implementar a mais inovadora solução de comunicações IP do Peru, instalando 1500 telefones IP integrados a uma rede de dados de alta taxa de transmissão. Perguntei ao Sr. Efrain Gonzalez de Olarte, vice-reitor da Universidade, se o fizeram em virtude de serem os custos das telecomunicações no Peru muito altos. Ele me respondeu que os custos são de fato elevados, mas tendem a baixar. E que a principal razão da implementação do sistema não foi essa, porém o aumento da eficácia das comunicações, a melhoria da produtividade e a possibilidade que o novo sistema abre para a comunidade acadêmica utilizar seus recursos para soluções modernas de educação à distância. A resposta soou alta e clara pude perceber que a expressão no rosto do vice-reitor indicava que ele estava realmente satisfeito com o novo sistema. Um acontecimento corriqueiro em uma entrevista coletiva, exceto pelo fato de que o senhor Gonzalez respondia de seu escritório em Lima enquanto eu perguntava de um dos auditórios da sede da Cisco em San Jose, Califórnia.
Isso ocorreu na quinta-feira passada, durante a primeira entrevista coletiva usando telefonia IP realizada na América Latina. O processo iniciou-se com uma chamada telefônica comum efetuada pelo Presidente Internacional para as Américas da Cisco, Keith Goodwin, de seu telefone IP para o telefone IP do vice-reitor, em Lima. O resto foi feito pelo sistema, o Cisco VT Advantage, que reconhecendo tratar-se de uma chamada entre dois telefones IP, abriu um canal de comunicações de voz e vídeo. Como o sistema também transporta dados, o sinal foi transferido para um micro portátil, cuja saída de vídeo foi redirecionada para um "datashow" que projetou a imagem em um telão em frente ao grupo dos quinze jornalistas latino-americanos que participavam do evento. Uma pequena câmara de vídeo com microfone conectada a uma das portas USB do micro conectado ao telefone IP da Cisco transmitia a imagem de Goodwin e dos jornalistas para Lima, onde se encontravam, além do senhor Gonzalez, Bruno di Leo, gerente geral da IBM para a América Latina, e membros da equipe técnica para atender aos jornalistas.
O sistema VT Advantage permite que os telefones IP a ele interligados funcionem como qualquer telefone comum. A única diferença é o vídeo integrado ao aparelho, que pode ou não mostrar a imagem do interlocutor quando chama outro aparelho conectado ao sistema, ou quaisquer outras informações, já que usa a mesma rede IP que transporta dados. Detalhes como codificação de vídeo e seleção da taxa de transmissão são controlados pelo servidor Cisco Call Manager sem nenhuma interferência do usuário. Cada usuário do sistema recebe um número telefônico correspondente à sua extensão, mas que pode ser transferido para qualquer outro aparelho ligado ao sistema caso ele se encontre, por exemplo, em uma sala de reuniões onde permanecerá por longo período. Se a chamada for efetuada para um telefone da rede pública, fora do sistema, o telefone IP se comportará como um aparelho comum.
Mas, afinal, o que é VoIP (voz sobre IP) e em que difere de voz sobre Internet e telefonia IP? Segundo Roberto de la Mora, Gerente de Comunicações IP da Cisco para a América Latina, VoIP é a transmissão da voz digitalizada cujo código é encapsulado em "pacotes" de dados que são transmitidos através de qualquer rede que use o protocolo IP, inclusive uma rede local. Voz sobre Internet se refere à possibilidade de usar para isto a Internet, uma rede que adota o protocolo IP, criptografando dados junto ao transmissor e descriptografando-os no receptor para garantir a segurança, já que a Internet é uma rede "aberta". Finalmente, segundo de la Mora, Telefonia IP é um passo adiante: "um sistema avançado de telecomunicações empresariais que, utilizando IP como meio de transporte, permite criar um sistema telefônico com todas as funções de um PBX convencional ao qual agrega novas funcionalidades, como integração de aplicações via XML, automatização da administração, mobilidade e outros".
Tudo isso é fruto da aliança estratégica entre dois gigantes do ramo, a IBM e a Cisco Systems, firmada em agosto de 1999, através da qual ambas as companhias oferecem a seus clientes soluções integradas de transmissão de voz, vídeo e dados em uma rede IP se aproveitando da liderança da Cisco na área de redes, da qual detém mais de dois terços do mercado das grandes corporações, e da capacidade da IBM de oferecer serviços, hardware e soluções "on demand".
O sistema já foi implementado em diversas instituições na área de saúde, serviços, entretenimento, indústria, logística, finanças, vendas a varejo e educação, como no caso da Universidade Católica do Peru. A idéia é combinar a enorme experiência da Cisco na tecnologia de interconexões com a força da IBM na área de serviços e integração. As duas empresas se comprometeram a desenvolver em conjunto um elenco de produtos que engloba telefonia IP, intercâmbio de mensagens unificadas, centro de atendimento a clientes, comunicações multimídia e videoconferências. E estão firmemente decididas a expandir esses serviços por toda a América Latina, como deixaram claro no Latin America Press Tour IBM & Cisco realizado na semana passada.
Agora é ver como um sistema que integra a telefonia IP usada para comunicações internas com ligações que trafegam na rede pública pode se adaptar à legislação de certos países nos quais a regulação vigente está muito mais voltada para a garantia dos investimentos das empresas telefônicas que participaram da privatização do sistema que para a proteção dos interesses dos usuários. Quer dizer, se é que existe um país assim...

B. Piropo