Sítio do Piropo

B. Piropo

< O Globo >
Volte
21/02/2000

< Windows 2000: >
< Lançamento Mundial
>


Antes de mais nada, é preciso entender que o Windows 2000 é o sucessor do NT 4.0, não do 98. Se você, como quase todo o mundo, achava justamente o contrário, a culpa não é sua. É da Microsoft, que há dois anos, ao lançar o Windows 98, confundiu o mercado ao garantir que dali em diante unificaria as linhas doméstica e corporativa de Windows (9x e NT). Não era verdade.

A verdade é que a MS fez uma confusão danada. Hoje, fora raras máquinas com DOS ou Windows 3.x perdidas por aí, e tirante a tribo do Linux, que merece toda a consideração mas ainda é minoria, há seis sabores diferentes de Windows rodando nos micros da linha PC. E a MS acaba de lançar mais três. Vejamos.

Windows para todos os gostos

Primeiro, ainda há uma apreciável quantidade de máquinas rodando o Windows 95, lançado em agosto de 95. Foi concebido para o usuário doméstico, cuja maior preocupação era a compatibilidade com seus programas DOS e Windows 3.x. Por isso a MS privilegiou estas características em detrimento da estabilidade exigida pelas corporações, cujas necessidades eram supridas pela linha NT.

Seu descendente direto foi o Windows 95 OSR2, na verdade um balão de ensaio do Windows 98. Tanto, que somente foi fornecido pré-instalado pelas revendas "OEM" (daí o nome: "OEM Service Release 2"). Nasceu em agosto de 96 e ainda há muitos rodando por aí.

Em agosto de 98 veio o Windows 98, cuja maior novidade foi a integração com a Internet. É o campeão de popularidade, aboletando-se na grande maioria das máquinas.

Em junho do ano passado a MS entregou ao mercado o Windows 98 SE (de Second Edition). Além de suportar alguns novos dispositivos, sua maior novidade é permitir que diversos micros ligados em rede compartilhem um único modem, tornando-o o sistema ideal para pequenas redes domésticas. É a versão mais recente, mas não a mais popular: há poucos rodando. Seu sucessor, o Windows Millenium, será lançado este ano.

E há, finalmente, o Windows NT 4.0, lançado em 1996. Como foi o primeiro NT efetivamente estável e já tem quatro anos de vida, não há muitas versões anteriores rodando por aí. É a preferida das corporações. E vem em dois sabores: Server, para os servidores de rede, e Workstation, para as máquinas clientes. Confere? Seis versões.

Windows 2000: quatro sabores adicionais

Pois bem: Windows 2000 é justamente o sucessor do Windows NT 4.0. Tanto assim que seu nome original era justamente Windows NT 5.0, trocado por razões de mercado. Virá em quatro versões, mas a menos que você seja o administrador de uma poderosa rede corporativa, somente tomará conhecimento de duas delas: a Professional e a Server. Esta última foi concebida para funcionar como servidor de rede em grupos de trabalho e pequenas empresas, com todas as ferramentas para gerenciar modestos ambientes de redes e suportando SMP (multiprocessamento simétrico) com até quatro CPUs. A primeira visa substituir a versão Workstation do NT.

As outras duas versões são o Windows 2000 Advanced Server e Datacenter Server. A primeira, já disponível, foi concebida para suportar comércio eletrônico e aplicativos de missão crítica, visa as corporações médias e grandes, tem recursos poderosos, aceita até 8 GB de memória e oito CPUs SMP. A segunda ainda não foi lançada. Agüentará tráfego pesado de OLTP ("OnLine Transactions Processing", processamento de transações online) e foi concebida para corporações de grande porte e grandes provedores Internet. Suportará até 64 Gb de memória (isso mesmo, Gigabytes, não Mb) e 32 CPUs simultâneas. Um fenômeno...

Isso é o Windows 2000.

B. Piropo