Sítio do Piropo

B. Piropo

O Globo
Volte
05/01/1998

Zip-It

Se você julgar apenas pelo nome, pode pensar que o Zip-It é apenas mais um programa para "zipar" arquivos. Na verdade, o aplicativo desenvolvido pela Quarterdeck é toda uma interface para gerenciar e manejar arquivos comprimidos, pois embora comprima somente no formato Zip (sendo 100% compatível com o PKZip/PKUnzip), é capaz de manejar os formatos Tar, Lharc e Arj, descompactando-os ou convertendo-os para o formato Zip.

Zip-It pode seu usado tanto em Windows 95 ou NT quanto em Windows 3.x, se bem que neste último perca alguma funcionalidade. Durante a instalação pode-se optar por integrá-lo ao Windows Explorer. Ao fazê-lo, tanto nos menus de contexto dos objetos quanto nos do próprio Explorer, aparecerão opções que permitem compactar e descompactar arquivos diretamente de dentro do Explorer. Com alguma prática, pode-se fazer o diabo com estas facilidades, selecionando grupos de arquivos e pastas inteiras para serem comprimidos seja para fins de arquivamento, seja de cópia de segurança. A interface é bastante flexível e pode ser configurada segundo o objetivo desejado. Por exemplo: se tudo o que você deseja é comprimir arquivos pouco usados para liberar espaço no HD, pode criar uma configuração que automaticamente remova do disco os arquivos originais depois de efetuada a compressão. Mas se você deseja criar uma cópia de segurança de arquivos selecionados, pode configurar o Zip-It para deixar os originais intocados, acrescentando ao arquivo comprimido de backup apenas cópias comprimidas dos arquivos originais criados ou alterados após a última cópia de segurança. Tudo isto pode ser feito através de configurações personalizadas, das quais podem ser criados atalhos sobre a área de trabalho. Basta um clique duplo sobre o ícone do atalho para carregar o Zip-It e executá-lo com a configuração desejada.

Como todo bom programa para manejar arquivos comprimidos, Zip-It permite visualizar seu conteúdo ou o de alguns de seus componentes sem necessidade de descompactá-lo, usando seu próprio visualizador ou qualquer outro. Mas além disto, o Zip-It tem duas funções adicionais bastante interessantes. A primeira permite abrir e editar, com o programa que o criou, um ou mais componentes selecionados do arquivo comprimido sem descomprimi-lo. Terminada a edição, pode-se escolher entre descartar as alterações, substituir o componente do arquivo comprimido por sua versão editada ou gravá-la em disco sem alterar a que está contida no arquivo comprimido. A segunda, denominada "Check-Out", extrai temporariamente todos os componentes de um arquivo comprimido, permitindo examinar, editar ou rodar (no caso de executáveis) qualquer de suas partes. Terminadas as atividades, o próprio Zip-It trata de remover todos os componentes do disco - uma opção ideal para testar programas transferidos via modem em pacotes comprimidos que contêm o executável e diversas DLLs que precisam estar disponíveis para o programa rodar.

O Zip-It pode se instalar como add-on tanto no Internet Explorer quanto no Netscape, para ser ativado assim que identifica a transferência de um arquivo Zip. Mas sua maior vantagem é a forma como pode manejar arquivos Zip via Internet, permitindo examinar sua lista de componentes (inclusive visualizando-os) sem transferir o arquivo comprimido, possibilitando selecionar os componentes que serão transferidos. É claro que para que isto ocorra, é preciso que o sítio de onde a transferência será realizada utilize um Servidor I-Zip, da Quarterdeck, e além do existente no sítio mantido por ela própria eu não consegui localizar nenhum outro. Mas a idéia é excelente e se a coisa se difundir o sucesso do Zip-It está garantido.

Mas o Zip-It tem lá os seus senões. Abrir para edição componentes de arquivos compactados não consta de nenhuma entrada de menu e somente é possível com um clique duplo sobre o nome do componente na lista, - algo que só pode ser descoberto lendo atentamente o manual, pois ao menos no que me diz respeito a função esperada de um clique duplo seria a extração ou visualização, não a edição. Embora a integração com o Explorer facilite as coisas, a criação de novos arquivos compactados através da interface do programa é um tanto confusa, solicitando nome e local do futuro arquivo compactado antes da seleção de seus componentes, o que me parece pouco intuitivo. E embora seja possível comprimir arquivos arrastando um conjunto de componentes selecionados para a janela do programa, o mesmo não funciona ao se arrastar para o ícone. Mas no cômputo geral o Zip-It é um bom programa e permanecerá em meu HD.

A Quarterdeck é representada no Brasil pela Acorp, Tel (021) 688- 4801.

 

B. Piropo