Respostas
B. Piropo
Anteriores:
< Hardware >
Volte de onde veio
07/02/2000

<Atualizando um >
< BIOS corrompido
>


P: Peguei o vírus Chernobil, que acabou com a minha BIOS. Você saberia onde posso encontrar uma nova? Me ajude não sei mas o que fazer nem a quem recorrer ....

Leonardo Coelho

R: Encontrar um BIOS novo é fácil: primeiro, identifique o modelo do seu (pela marca, tipo e modelo da placa-mãe), depois, acesse o sítio do fabricante da placa e procure por uma atualização para este modelo. Se não encontrar, vá à seção Bookmarks de minha página pessoal, em <www.bpiropo.com.br>, onde há diversos atalhos ("links") para sítios especializados em BIOS e nos quais é provável que você encontre uma atualização para o seu. Ela é fornecida sob a forma de um arquivo executável que, ao ser executado, atualizará o BIOS (nem todo BIOS suporta atualização, mas como o seu foi afetado pelo Chernobil, certamente é do tipo Flash BIOS e portanto pode ser atualizado). O problema não está em encontrar o BIOS, mas em efetuar a atualização. O procedimento padrão consiste em transferir o arquivo para seu computador, copiá-lo em um disquete e, após inicializar a máquina a partir do drive de disquete, introduzir nele o disquete que contém o programa de atualização e executá-lo. Se seu BIOS foi afetado mas ainda permite inicializar a máquina, ótimo: execute o procedimento acima e seu problema estará resolvido. Porém isso raramente é possível já que em geral máquinas com o BIOS corrompido refugam a inicialização. Nesses casos, o que se costuma fazer é usar um BIOS bom para inicializar a máquina e trocá-lo pelo corrompido, que então será atualizado. Para tanto, deve-se remover o circuito integrado ("chip") do BIOS da placa-mãe de uma máquina que use o mesmo modelo, inseri-lo no soquete correspondente da máquina afetada e inicializá-la a partir do drive de disquete. Em seguida remove-se CUIDADOSAMENTE o chip com a máquina ainda ligada (um procedimento perigoso, já que qualquer curto-circuito pode inutilizar o chip ou afetar outros componentes da placa) e, ainda sem desligar a máquina, insere-se o chip do BIOS afetado no soquete e executa-se o programa de atualização. Um negócio que exige um bocado de sangue frio de quem faz e coragem de quem empresta o BIOS não corrompido. Boa sorte.

PS: o Leonardo, que recebeu esta resposta antecipadamente, tentou e foi bem sucedido. Usou o BIOS da máquina do irmão, compatível com o da sua, e informou que, para evitar curto-circuito, recorreu a peças de madeira para remover o chip com o micro ligado (usou, em suas próprias palavras: "pauzinhos de comida chinesa").

B. Piropo

 

 


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright © Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora