Respostas
B. Piropo
Anteriores:
< Hardware: >
Volte de onde veio
27/09/99

<Quantas portas paralelas >
< tem um PC?>


P: Quantas portas paralelas (LPT) um computador tem, normalmente? Vejo nesses programas de diagnóstico LPT 1, 2 e 3, mas o meu só tem a LPT1. Como é possível adicionar mais portas LPT ao computador?
R: Há que distinguir entre portas lógicas e portas físicas. Uma porta paralela lógica é, essencialmente, um endereço de entrada/saída (E/S ou I/O) através do qual um dispositivo pode se comunicar com a CPU. Para transferir dados de e para este endereço, é utilizado um circuito eletrônico que recebe ou transmite simultaneamente os oito bits que compõem um byte, através de oito condutores elétricos em paralelo. Este circuito é a porta física. O número de portas lógicas é definido pela especificação da arquitetura da máquina. Quando a IBM lançou o PC em agosto de 1981, decidiu que o micro teria três portas paralelas (lógicas) identificadas como LPT1, LPT2 e LPT3 (os novos padrões de portas bidirecionais conhecidos como EPP - Enhanced Paralell Port - e ECP - Extended Capabilities Port - admitem um número maior de portas lógicas, mas estas não recebem a designação "LPT"). A cada uma delas corresponde um endereço de I/O (para ser específico, 0378h, 0278h, 03BCh, expressos no sistema numérico hexadecimal). Estes endereços são as portas lógicas. Já uma porta física é o conjunto de componentes que compõem o circuito eletrônico que transfere efetivamente os dados. Algumas são fornecidas sob a forma de placas de circuito impresso que se encaixam em um dos slots do PC, outras são fornecidas sob a forma de circuitos integrados soldados na própria placa-mãe. Portanto, podem existir PCs sem nenhuma porta (física) paralela - basta que a placa mãe não contenha os circuitos necessários e que não se tenha encaixado uma placa que contenha uma porta paralela (física) em nenhum dos slots. Mas a maioria dos PCs modernos são fornecidos com uma única porta (física) paralela. Nas máquinas modernas ela vem integrada à placa-mãe e em geral é configurada para ocupar o endereço correspondente a LPT1 (o que pode ser alterado através do setup do micro). Mas pode-se adicionar portas (físicas) paralelas adicionais simplesmente encaixando nos slots placas que contenham os circuitos necessários e configurando-as para ocupar os endereços correspondentes a LPT2 e LPT3. A partir daí, não adianta acrescentar mais portas (físicas) paralelas, pois não há mais portas (lógicas) disponíveis. Resumindo: um PC em geral é fornecido com uma única porta paralela (física) que ocupa a porta paralela (lógica) LPT1. Mas ele pode ter desde nenhuma até um máximo de três, dependendo do número de portas (físicas) instaladas, que ocuparão as portas (lógicas) LPT1, LPT2 e LPT3. (29/03/99)


P: Tenho um Scanner e um Zip Drive que ocupam a mesma porta paralela, LPT1. Como fazer para colocar um deles na LPT1 e o outro na LPT2?
R: Para lograr seu objetivo você precisaria acrescentar ao seu micro uma segunda porta paralela. Não me refiro ao dispositivo lógico LPT2, mas sim ao dispositivo físico, ou seja, o próprio hardware correspondente à porta paralela. Em geral as placas-mãe disponíveis no mercado incorporam duas portas seriais, mas apenas a uma porta paralela. A forma mais simples de incorporar uma porta paralela adicional é conseguir uma "placa multi-I/O" e integrá-la ao sistema convenientemente configurada. Estas placas, comuns na época em que as portas seriais e paralelas não eram incorporadas às placas-mãe, contêm uma ou duas portas seriais e uma porta paralela, além dos controladores de drives de disquetes e discos rígidos. Elas praticamente desapareceram hoje em dia, mas talvez você ainda encontre uma delas nas boas casas de hardware ou na sucata de algum técnico conhecido. Para incorporar a segunda porta paralela ao sistema basta ajustar a placa multi-I/O de modo a configurar sua porta paralela para LPT2, desabilitar todos os demais dispositivos e espetá-la em um slot vago de sua placa-mãe.

B. Piropo

 

 


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright © Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora