Sítio do Piropo

B. Piropo

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12/02/2001

< Usando a opção >
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“Colar Especial”
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P: Há um mês e meio toquei pela primeira vez em um mouse. Sendo completamente leigo, e não tendo tempo para fazer um curso, leio tudo que posso pois tenho que aprender na marra para ensinar a meu filho Mateus de 8 anos.Tenho milhões de dúvidas. Uma delas: para que serve “Colar especial”?

Klenildo

R: Sinal dos tempos: há alguns anos, para enfatizar a condição de principiante, dizia-se que não se havia tocado em um teclado. Hoje, em um mouse, consolidando definitivamente a mudança de paradigma e deixando claro que a interface gráfica veio para ficar (pelo menos até ser substituída pelo reconhecimento de voz, quando daremos ordens verbais para o micro sem recorrer nem a mouse nem a teclado). Quanto à sua dúvida: quando você seleciona um objeto e aciona as entradas “Copiar” ou “Recortar” do menu “Editar” de um programa Windows, cria uma cópia do objeto em um local chamado “Área de transferência” (por objeto, entenda qualquer coisa que possa ser selecionada em Windows e seus programas, desde um trecho de texto ou de planilha até uma figura ou mesmo um arquivo inteiro). O conteúdo da área de transferência pode então ser transferido para outro trecho do mesmo documento em que se está trabalhando ou para outro documento, mesmo os criados por outros programas. A forma mais simples de fazê-o é colocar o cursor no local onde se deseja fazer a cópia e acionar a entrada “Colar” do menu “Editar”. Isto simplesmente copia no novo local o conteúdo da área de transferência e a partir de então ele passa a fazer parte do documento para onde foi transferido. A entrada “Editar/Colar especial” faz mais ou menos a mesma coisa, mas de forma muito mais sofisticada. Como a opção “Editar/Colar”, ela transfere o conteúdo da área de transferência para o novo local. A diferença é que ela mantém a integridade do objeto transferido. Vamos descomplicar. Para começar, ela pode ser acionada tanto para simplesmente “colar” quanto para “vincular” (neste caso, quando se transporta o objeto de outro arquivo). A primeira opção é muito semelhante à opção “Editar/Colar” simples, mas permite que você mude o “formato” do objeto transferido (simplificando: você pode selecionar um trecho de texto em um documento e através da opção “Editar/Colar especial/Colar”, inseri-lo em outro documento como se fosse uma figura, ou seja, um conjunto de letras desenhadas; além disso, pode escolher qualquer outro formato dentre os exibidos na caixa “Como” da janela “Colar especial”). A segunda opção, “Vincular”, é ainda mais interessante e melhor entendida através de um exemplo. Imagine que você tenha uma planilha Excel onde registra o resultado das vendas de diversos produtos, atualizada mensalmente. Imagine que uma de suas linhas contenha a média mensal de vendas por produto, valores que devem mudam todo o mês. Imagine que você tenha que redigir um comunicado para diversos departamentos informando aquelas médias mensais. O texto do comunicado não muda, é sempre igual todo mês. Só mudam os valores. Use o Word para redigir o comunicado. Ele terá um parágrafo que termina com “as médias mensais de vendas por produto até o corrente mês foram as seguintes:” Neste ponto, abra sua planilha Excel, selecione as duas linhas que contêm os nomes dos produtos e as médias de venda por produto e as copie na área de transferência com o comando “Editar/Copiar”. Volte para o Word e, no local desejado, acione a opção “Editar/Colar especial”, marque o botão “Colar vincular”, escolha o formato (por exemplo: texto formatado, não formatado ou objeto de planilha) e confirme. Os dados da planilha serão transferidos para o documento Word, como na opção “Colar” simples. Mas há uma diferença fundamental: eles permanecerão vinculados à planilha de onde foram copiados. No mês seguinte, quando você atualizar a planilha, não precisará se preocupar em atualizar o comunicado, bastará imprimi-lo e enviá-lo. Como os dados foram vinculados através da opção “Editar/Colar especial/Colar vincular”, todas as alterações feitas na planilha se refletirão no comunicado. A possibilidade de vincular documentos diferentes produzidos por programas diferentes é extraordinariamente poderosa e é apenas um dos aspectos da opção “Editar/Colar especial”. Há muitos outros, como a possibilidade de copiar apenas formatos, valores ou fórmulas entre diferentes planilhas Excel ou ainda efetuar operações matemáticas com os valores do trecho selecionado.

B. Piropo