Sítio do Piropo

B. Piropo

< MS Ofice >
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07/05/2001

< Cuidado com os separadores... >


P: Instalei o Office 200 em um notebook recém adquirido.Tudo funciona bem, menos o Excel na parte que se refere a funções. Escrevo uma fórmula correta para avaliar uma expressão e aparece sempre que a fórmula está redigida errada mesmo quando não está, pois se testo em outro computador ela funciona. Isso ocorre, por exemplo, com a fórmula: “=se(A1>10;"reprovado")”. Já reinstalei o Office e nada. Que fazer?

Joelson Franco Trindade

R: A imensa capacidade de integração de Windows e seus programas é realmente formidável e em geral facilita muito a vida dos usuários. Mas tem também seus inconvenientes e estamos diante de um caso típico. Em face de um problema como esse, é natural que o usuário procure a solução no Excel. Quando muito, no Office, o pacote do qual o Excel faz parte. Porém, por mais que procure ali, não a encontrará. Porque ela se aninha nas entranhas do próprio Windows. Mais especificamente, em suas “Configurações regionais”, um objeto do Painel de Controle. Essas configurações nada mais são que um conjunto de regras e normas usado pelos programas para exibir e classificar datas, horas, moedas e números. Trata-se de normas e regras que variam de país para país (um exemplo óbvio é o símbolo usado para moeda, R$ no Brasil, US$ nos EUA; um exemplo menos óbvio é o símbolo usado para separar as casas decimais, uma vírgula no Brasil e um ponto nos EUA). Quando se instala uma versão de Windows em Português do Brasil as configurações regionais são ajustadas de acordo e, a partir de então, passam a ser usadas por todos os programas Windows, inclusive os componentes do Office. O problema encontrado em sua fórmula certamente é causado pelo símbolo usado como separador. Na imensa maioria dos casos esse símbolo é o ponto-e-vírgula, como consta de sua fórmula. Mas alguns programas DOS usavam símbolos diferentes para esse fim, como o dois-pontos ou a vírgula e por isso Windows permite alterar o símbolo usado por padrão. Verifique: ligue seu novo notebook, vá até o Painel de Controle, abra o objeto “Configurações regionais”, passe para a aba “Número” e veja o que consta na caixa “Separador de listas”. Certamente será algo como vírgula ou dois-pontos. Altere para ponto-e-vírgula, clique em OK e saia, que seu Excel passará a se comportar corretamente.

B. Piropo