Respostas
B. Piropo
Anteriores:
< Windows/DOS >
Volte de onde veio
19/01/97
< Aumentando o espaço disponível no>
<Ambiente (Environment) do DOS.>

P: Sempre que tento instalar um determinado programa recebo a mensagem "Out of environment space". O que posso fazer para resolver o problema?
R: Ambiente, ou "Environment", é uma estrutura de dados criada em uma área de memória específica quando o DOS é carregado. Ela serve como uma espécie de "caixa postal" entre programas, armazenando os nomes e os valores das chamadas "variáveis ambientais" que podem ser usadas por qualquer programa (de fato, todo programa DOS ao ser carregado recebe uma cópia do ambiente com os valores das variáveis). Estas variáveis são criadas e armazenadas no ambiente mediante o uso de comandos SET, em geral (mas não apenas) incluídos no arquivo Autoexec.Bat. Exemplos de variáveis ambientais são "PATH", que inclui uma lista dos diretórios preferencialmente consultados pelo DOS quando se manda carregar um arquivo, "COMSPEC", que especifica a via do diretório do processador de comandos Command.Com e "TEMP", que contém a via do diretório onde são armazenados os arquivos temporários. Qualquer programa, usando de comandos SET, pode criar e armazenar suas próprias variáveis. Particularmente os compiladores que, entre outras, usam as variáveis ambientais INCLUDE e LIB para saber onde procurar alguns arquivos usados durante a compilação. O problema é que o tamanho default do ambiente é de 160 bytes e somente PATH e COMSPEC, obrigatórias porque são de uso do próprio DOS, consomem uma boa parte disto. O que está ocorrendo em sua máquina é que, ao emitir os comandos SET para ajustar o valor de suas variáveis ambientais, o programa de instalação descobre que não há espaço disponível no ambiente para elas e exibe a mensagem de erro que quer dizer exatamente isto: "Falta espaço no ambiente". A solução é aumentar o tamanho do ambiente (que deve ser obrigatoriamente um múltiplo de 16 menor que 32K) através da forma obliqua concebida pelo DOS: incluir o novo valor através do parâmetro "/E:" do comando COMMAND que, por sua vez, não pode ser emitido sozinho, mas apenas no interior do comando SHELL incluído no arquivo de configuração Config.Sys. Parece coisa de maluco (as vezes penso que é mesmo), mas se você não entendeu, simplifiquemos. Imaginando que você pretende aumentar o tamanho de seu ambiente para 512 bytes e que seu arquivo Command.Com esteja no diretório DOS de seu drive C (se não estiver, faça as modificações necessárias; por exemplo: se você pretende aumentar o tamanho do ambiente das sessões DOS dentro de Windows 95 a especificação que você deve usar muito provavelmente será: C:\WINDOWS\COMMAND.COM), inclua no seu Config.Sys a linha:
SHELL=C:\DOS\COMMAND.COM /P /E:512
(O parâmetro "/P" deve ser incluído e serve para informar ao sistema que aquele é o processador de comandos principal). (19/01/97)