Respostas
B. Piropo
Anteriores:
< Windows >
Volte de onde veio
07/06/99

< Desfazendo manualmente uma associação >


P: Instalei a versão de avaliação um aplicativo para gerenciamento de imagens JPEG e TIFF. Após 15 dias recebi o alerta informando que havia expirado o prazo de avaliação, mas como não gostei do aplicativo resolvi não registrá-lo. Agora, para minha surpresa, cada vez que tento ver uma imagem em formato JPEG aparece uma janela informando que o período de avaliação acabou e não consigo ver as imagens. Removi o programa do meu disco rígido, mas o problema continua.
R: Quando você instalou o programa de gerenciamento de imagens, ele associou-se à extensão .Jpg. E quando você o removeu, ele não desfez a associação, deixando para você a missão de desfazê-la manualmente (um sinal que o programa não era mesmo lá grande coisa, pois um programa decente teria desfeito a associação quando foi removido). Para desfazer a associação com o programa mal comportado e refazê-la com o programa usado anteriormente, abra o Windows Explorer ou o "Meu Computador" e acione a opção "Opções de Pasta" do menu "Exibir". Passe para a aba "Tipos de Arquivo" e, na caixa "Tipos de arquivo registrados", localize "Imagem JPEG" (use o elevador da barra de rolamento lateral se necessário) e clique sobre ela para selecioná-la. Em seguida, clique no botão "Editar" para abrir a janela "Editar tipo de arquivo" e, na caixa "Ações" desta janela, selecione a ação "open" e clique em seu botão "Editar". Na caixa "Aplicativo usado para executar a ação" da janela que então se abre, entre com a especificação completa (drive, via de diretório, nome e extensão) do arquivo executável do programa que você usava anteriormente para abrir este tipo de arquivo. Agora, basta ir fechando as janelas (clicando em OK quando for o caso) que a partir deste ponto seus arquivos voltarão a ser abertos pelo velho programa.

B. Piropo