Logo Hostnet Logo SBP Logo Hostnet Logo SBP
Foto de B.Piropo

Animações

O problema do Flash

Parte do conteúdo deste site é ilustrado com animações desenvolvidas em "Flash", um aplicativo muito popular na época em que o usei para criá-las.

Infelizmente esta foi mais uma das tecnologias ligadas à internet que caiu em desuso. De fato, durante algum tempo foi praticamente banida da internet e os programas navegadores simplesmente deixaram de reproduzir as animações com ela desenvolvidas alegando questões de segurança, já que pessoas inescrupulosas passaram a usá-las como veículo para disseminação de programas mal intencionados ("malwares").

Acontece que o Flash era tão popular e de tal forma disseminado que esta decisão trouxe grande prejuízo para um enorme número de sites (incluindo este) criado por gente honesta e bem intencionada cujas animações são totalmente inofensivas. E isto provocou tal onda de protestos que acabou-se chegando a um consenso: por padrão, os programas navegadores não executam animações desenvolvidas com o Flash, mas permitem que o usuário decida executá-las em sua máquina, "desbloqueando-as" se considerar que elas são seguras.

Pois bem: todas as animações Flash existentes no Sítio do Piropo foram desenvolvidas por mim ou sob minha supervisão direta e eu asseguro que elas não representam qualquer risco para seu computador. Portanto, se você assim o desejar, poderá vê-las desde que seu programa navegador tenha sua permissão para exibi-las.

Como fazer isso depende do navegador.

No Chrome: abra o menu (clicando nos três pontos dispostos na vertical situado no canto superior direito da janela de navegação), clique em "Configurações", desça até a base da tela, clique em "Avançado", no grupo "Privacidade e segurança" clique em "Configurações do site", na lista "Permissões" clique na linha "Flash" e mude a configuração "Impedir que sites executem Flash (recomendado)" para "Perguntar primeiro". Dependendo da versão, talvez você tenha que repetir esse procedimento cada vez que o Chrome for carregado. E, infelizmente, se você estiver executando o Chrome em um tablet ou celular que use o sistema Android, a animação simplesmente não será executada e na área da tela que seria ocupada por ela surgirá o aviso: "Este plug-in não é compatível".

No MS Edge: abra o menu (mesmo procedimento adotado no Chrome, só que no Edge os três pontos são horizontais), clique em configurações, no lado esquerdo da janela de configurações clique em "Avançado" e, em "Usar o Adobe Flash Player", marque "Ativado".

Nos demais navegadores informe-se utilizando seu sistema de ajuda ("help").

No mais: o Flash é (melhor dizendo, era) um aplicativo da Adobe. Recentemente esta empresa anunciou que somente dará suporte a animações Flash até o final de 2020. Prometo tentar descobrir um meio de converter os arquivos das animações em algo compatível com os navegadores modernos (para quem é do ramo: atualmente disponho apenas dos arquivos no formato .svg; se alguém conhecer uma forma de efetuar essa conversão, agradeceria se me informasse – clicando no ícone do Facebook no rodapé desta página e deixando uma mensagem em minha página pessoal).

Obrigado.

B.Piropo