Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
06/01/2005
< PC Pit Stop >

Computador que roda Windows é complicado. Afinal, é raro encontrar duas máquinas iguais. Mesmo os micros “de loja” raramente mantêm a configuração original. É uma nova placa de vídeo, um gravador de DVD, enfim, sempre se acrescenta uma coisa ou outra. E Windows tem que “engolir” tudo isso, aceitando milhões de combinações dos mais diversos dispositivos de diferentes fabricantes – sem falar nas centenas de programas instalados e suas alterações no Registro de Windows. Pensando bem, é um milagre que funcione. Por isso existem tantos programas para testar a máquina.

Quem não tem um desses pode apelar para a Internet, onde há diversos sítios (“sites”) com este objetivo. Como ninguém “prega prego sem estopa”, cada um tem seus próprios interesses – geralmente a venda de utilitários ou distribuição de shareware. Mas nem por isso deixam de ser úteis para identificar problemas. E um dos mais úteis é o PC PitStop.

O sítio é todo em inglês, portanto para desfrutá-lo integralmente é necessário algum conhecimento do idioma. Mas mesmo sem ele pode-se rodar um teste completo na máquina seguindo os passos abaixo. É claro que quem não tem conhecimento algum de inglês não terá acesso aos detalhes. Mas certamente identificará as áreas onde há problemas.

O sítio está em < www.pcpitstop.com/ >. Vá até lá e repare no conjunto de atalhos (“links”) no alto, à esquerda, abaixo do logotipo do sítio. Clique em “Full tests”, que o levará a uma nova página. Nela, clique no ícone em forma de chave abaixo de “New Members” para descarregar e instalar o módulo que executa os testes (verifiquei com o Spybot: nenhum programa adicional tipo “adware” ou “spyware” é instalado; para saber mais sobre o Spybot, faça uma busca por ele na seção “Pesquisar” de < www.bpiropo.com.br >). Se você usa Windows XP SP2, provavelmente será solicitada autorização para instalar controles ActiveX. Autorize e o módulo será instalado. Isto feito, lhe será oferecida a oportunidade de criar uma conta para armazenar resultados de testes sucessivos ou testar anonimamente. Para simplificar escolha esta última, clicando no botão “Test Anonymously”, que levará à página de início dos testes. Para começá-los, clique no atalho “Let’s go”, quase no final do texto. O progresso dos testes será exibido em uma barra azul. A duração da bateria de testes depende da configuração da sua máquina e da rapidez de sua conexão (uma conexão de Internet rápida, ou “banda larga”, não é essencial mas ajuda muito). Em uma conexão Velox de 256 kbps levou de cinco a dez minutos.

Ao final, aparece uma tela com algumas perguntas simples: onde o computador é usado (“Home”, “Work” ou “Both” se usado em casa, no trabalho ou ambos), como está conectado à Internet (os mais comuns: “DSL” para Velox ou similar, “Cable” para Virtua e “Dial up” para linha telefônica) e as taxas (“velocidades”) de transferência da conexão (entre com as suas ou deixe “Unknown” caso não tenha certeza quais são). Responda-as, clique em “No Thanks” para declinar uma oferta para testar um programa e clique no botão “Go” para exibir os resultados. São testados o sistema (CPU e placa-mãe), memória, discos, vídeo, conexão com Internet, sistema operacional e segurança. Se não há problemas, aparece uma bandeira quadriculada em frente ao item correspondente. Uma bandeira amarela indica problema de pequena monta e vermelha problema sério. São o bastante para dar uma   idéia do estado da máquina. Mas quem conhece o idioma inglês obterá informações detalhadas sobre cada teste e sugestões para contornar problemas eventuais clicando nos atalhos à esquerda das bandeiras. Boa sorte.

PS: foi-me confiada uma missão impossível: substituir Mestre Laércio Vasconcelos. Sabendo ser impossível, sequer me darei ao trabalho de tentar. Mesmo porque meu respeito reverencial pelo técnico e admiração profunda pela figura humana de meu amigo Laércio me impediriam. Então, fica combinado assim: esta é outra coluna que, dentro de minhas possibilidades, tentará ajudar aqueles que, como eu, enfrentam dificuldades para lidar com seus micros. Não muito profunda, certamente. Mas com certeza bastante bem humorada...

Ilustração: para ver a ilustração desta matéria, coloque seu ponteiro do mouse AQUI.

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]