Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
13/01/2005
< Consertando arquivos do Office >

Quando você comanda a abertura de um arquivo do Word, espera que ele seja aberto e se apresente íntegro, pronto para a edição. Mas nem sempre isso acontece. Há vezes em que o arquivo é aberto mas está danificado (cheio de “lixo”). E há vezes em que ele simplesmente se recusa a abrir (e isso vale para os demais aplicativos do Office). Em casos assim, não desespere. A partir da versão 2002 o Office incorporou diversas ferramentas para recuperar arquivos. No primeiro caso (arquivo do Word abre, porém está corrompido), feche o arquivo, selecione a entrada “Abrir” do menu “Arquivo”, localize o arquivo a ser aberto, selecione-o (mas não o abra; clique em um ponto “vazio” da janela e mova o cursor até o nome do arquivo), clique na pequena seta para baixo que aparece à direita do botão “Abrir” próximo ao canto inferior direito da janela e escolha a entrada “Abrir e reparar”.

Você deverá receber o arquivo aberto novinho em folha. Se isso não ocorrer, selecione todo o conteúdo do arquivo, exceto a última marca de parágrafo (para que ela apareça, clique no ícone correspondente da barra de ferramentas padrão), recorte o trecho selecionado (Ctrl+X), abra um novo documento em branco e cole nele (Ctrl+V) o trecho recortado. Se ainda isso não resolver, você pode tentar recuperar apenas o texto, deitando a perder a formatação: acione a janela “Abrir” do menu “Arquivo”, selecione o arquivo como acima descrito, clique na seta para baixo ao lado da caixa “Arquivos do tipo:”, escolha a opção “Recuperar texto de qualquer arquivo (*.*)” e em seguida clique no botão “Abrir”.

Se também isso não funcionar, há ainda um último recurso para tentar recuperar o texto sem formatação: acione a entrada “Opções” do menu “Ferramentas” do Word, passe para a aba “Geral”, marque a caixa “Confirmar conversão ao abrir”, saia clicando em OK e repita o último procedimento acima descrito. Já quando você tenta abrir um arquivo (de qualquer aplicativo do Office) e ele simplesmente se recusa a fazê-lo, você pode tentar repará-lo usando a ferramenta de recuperação de arquivos (mas precisará de ter à mão o CD de instalação do Office, que será solicitado durante o processo de recuperação). Para isso, clique na entrada “Detectar e reparar” do menu “Ajuda” (como eu disse, de qualquer aplicativo do pacote MS Office), certifique-se que a caixa “Descartar minhas configurações personalizadas e restaurar as configurações padrão” esteja marcada, clique em “Iniciar” e obedeça as instruções para seguir o procedimento passo a passo.

E, finalmente: se um dos aplicativos do Office se recusar a abrir, vá até o Painel de Controle, abra o objeto “Adicionar ou remover programas”, selecione a entrada correspondente ao Microsoft Office e clique no atalho (logo abaixo do nome do programa) “Clique aqui para obter informações de suporte” e, na janela “Informações sobre suporte” clique no botão “Reparar” para reinstalar todo o pacote MS Office (você também necessitará do CD de instalação).

Boa sorte.

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]