Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
10/02/2005
< Ajustando a Barra de Tarefas >

Uma característica de Windows que vem evoluindo versão após versão é o conjunto da Barra de Tarefas, essa que geralmente aparece na base da tela, e seu fiel companheiro, o menu Iniciar, que se aloja em sua extremidade esquerda. Uma evolução que, em Windows XP, alcançou um grau de versatilidade extraordinário, permitindo que quase tudo possa ser alterado e ajustado ao gosto do freguês. Começando com a posição e tamanho da própria Barra de Tarefas: para movê-la, leve o ponteiro do mouse para bem perto do botão “Iniciar”, clique com o botão principal e arraste a barra para qualquer das bordas da tela. E para aumentar sua altura (ou largura, caso ela tenha sido movida para uma das bordas laterais), mova o ponteiro para a borda da barra até que ele assuma a forma de duas setas em oposição, clique e arraste até a barra ficar do tamanho desejado.

Outra possibilidade de ajuste é obtida clicando-se com o botão direito do mouse sobre um ponto vazio da Barra de Tarefas e acionando a entrada “Barras de Ferramentas”. Ela permite exibir ou não no interior da Barra de Tarefas um conjunto de outras barras de ferramentas, incluindo “Endereços”, “Links”, “Barra de Idiomas” e outras instaladas por programas de terceiros, como o Windows Media Player e o Google Deskbar.

Mas o grau de personalização máximo é alcançado após clicar com o botão direito no botão iniciar e acionar a entrada “Propriedades” para abrir a janela correspondente (o que também pode ser feito abrindo o objeto “Barra de Tarefas e Menu Iniciar” do Painel de Controle). Ela apresenta duas abas, “Barra de tarefas” e “Menu Iniciar”.

A primeira exibe dois grupos de ajustes que modificam a aparência da própria barra e de sua área de notificação (aquele trecho da extremidade direita onde ficam os ícones dos programas que rodam em segundo plano; veja comentário adiante). No primeiro grupo há ajustes para bloquear a barra de tarefas (impedindo que seja movida e que sejam alterados o tamanho e posição tanto da própria Barra de Tarefas quanto das eventuais barras de ferramentas nela contidas), ocultá-la automaticamente (fazendo com que se recolha para o interior da borda onde ela repousa, reaparecendo quando se move o ponteiro do mouse para junto dessa borda), mantê-la sempre sobre as outras janelas (garantindo que esteja sempre visível quando não recolhida), agrupar botões semelhantes (por exemplo: quando se mantêm abertos simultaneamente vários documentos do Word, Excel, PowerPoint ou sítios no Internet Explorer, em vez de cada um deles aparecer como um botão na barra de tarefas, todos serão reunidos em botões individuais que, quando clicados, mostrarão os documentos de mesmo tipo neles agrupados) e exibir ou ocultar a barra Inicialização Rápida (aquela que aparece geralmente ao lado do botão Iniciar com ícones dos programas mais usados; ela é muito útil, especialmente porque seu conteúdo pode ser alterado à vontade removendo ícones existentes – clicando sobre eles com o botão direito e escolhendo a opção Remover do menu de contexto – ou acrescentando novos – simplesmente arrastando qualquer atalho de programa ou documento diretamente para a barra).

O segundo grupo de ajustes destina-se a regular a aparência da Área de Notificação e consiste em duas caixas e um botão. A primeira caixa, “Mostrar o relógio”, quando marcada exibe o relógio na extremidade direita da Área de Notificação (um clique duplo sobre ele abre a janela “Propriedades de Data e Hora”, que permite “acertar” o relógio e o calendário). A segunda, “Ocultar ícones inativos”, faz com que os ícones dos programas carregados em segundo plano porém não usados desapareçam da Área de Notificação. E, finalmente, o botão Personalizar abre a janela Personalizar Notificações com a lista de todos os itens que podem ser exibidos na Área de Notificações, permitindo escolher o comportamento de cada um entre três opções: Ocultar quando inativo, Sempre Ocultar e Sempre Mostrar (além do botão “Restaurar padrões”, que desfaz quaisquer ajustes eventualmente feitos pelo usuário).

Da segunda aba, Menu Iniciar, trataremos na próxima coluna.

 

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]