Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
17/02/2005
< Ajustando a Barra de Tarefas II >

A segunda aba da janela “Propriedades da Barra de tarefas e do menu Iniciar” de Windows XP que começamos a discutir semana passada diz respeito ao “Menu Iniciar” e aparentemente é mais singela, com apenas dois ajustes e um botão “Personalizar” para cada um deles (mas já veremos que toda essa simplicidade é apenas aparência).

O ajuste inferior, “Menu Iniciar clássico”, simplesmente transforma o menu Iniciar de Windows XP no velho e gasto menu Iniciar das versões anteriores. E seu botão “Personalizar” faz os ajustes correspondentes. Como o novo menu Iniciar do Windows XP é bem mais flexível e poderoso, não faz muito sentido permanecer com o da versão anterior. Em geral quem escolhe esta alternativa o faz por receio (ou preguiça) de lidar com algo novo, preferindo a segurança daquilo que já conhece bem. Pois eu me arrisco a contrariar o velho ditado que sugere que “conselho e água só se dá a quem pede” e dou um conselho não solicitado a quem fez essa opção: arrisque-se. Marque o ajuste superior “Menu Iniciar” e trabalhe com ele algumas semanas. Se depois disso achar que não valeu a pena, basta desfazer. Mas aposto que dificilmente isso ocorrerá.

Marcado o botão de seleção do ajuste superior, “Menu Iniciar”, clique em “Personalizar” para abrir a janela “Personalizar o menu iniciar”. Também ela tem duas abas, “Geral” e “Avançado”. Por ora fiquemos na primeira, mostrada na figura.

No topo, o grupo “Selecione um tamanho de ícone para os programas” permite fazer exatamente o que promete: usar, no painel esquerdo do menu Iniciar, ícones grandes ou pequenos na lista de programas. Quem trabalha com resolução de tela muito alta (acima de 1024 x 1280) ou quem tem problemas de visão deve optar pelos ícones grandes marcando o botão de seleção correspondente. Minha preferência (em uma tela com resolução 1024 x 768) é pelos ícones pequenos.

O segundo grupo, “Programas”, diz respeito a uma característica interessante do novo menu Iniciar de Windows XP: a divisão em dois painéis. O painel da esquerda exibe os ícones de três programas na parte superior (já falaremos neles) e reserva a área restante para um conjunto de entradas correspondentes aos programas utilizados mais recentemente ou com maior freqüência (o próprio Windows XP gera a lista baseado no número de vezes que certos programas são carregados; os mais recentes sempre permanecerão relacionados por algum tempo). A idéia é que se você usa um programa freqüentemente ou se acabou de usá-lo, é provável que volte a ele brevemente, portanto é útil manter seu atalho a uma distância de dois cliques (um para abrir o menu Iniciar, outro para selecionar o programa na lista do painel esquerdo). Neste grupo de ajustes você pode escolher o número de programas que deseja manter na lista e, clicando em “Limpar lista”, remover todas as suas entradas. Um botãozinho danado de útil para quem compartilha o computador com o/a namorado/a, usou um certo programa e não quer que seu ícone denunciador apareça na lista (infelizmente Windows não fornece uma boa desculpa para justificar a lista vazia e deixa essa crucial tarefa por conta da criatividade do/a usuário/a; minha sugestão para uso geral é dar de ombros e, com a expressão mais inocente que a situação permitir, murmurar “Sei lá! Você sabe, computador tem dessas coisas, benzinho...” E mudar de assunto imediatamente).

Finalmente o último grupo refere-se aos ícones dos três programas que aparecerão no topo do painel esquerdo do menu Iniciar. Um deles é o Bloco de Notas e não conheço forma de alterar isso. Os outros dois são os programas navegador (caixa “Internet”) e de correio eletrônico (caixa “Email”). As seleções padrão são Internet Explorer e Outlook Express, que vêm com Windows. Mas se você tiver outros instalados na máquina, eles aparecerão na lista (basta clicar a “seta para baixo” à direita da caixa de dados) e poderão ser selecionados para serem exibidos no topo do painel esquerdo do menu Iniciar.

Mas a grande vantagem do novo menu Iniciar de Windows XP está na facilidade com que se  pode escolher os itens que dele farão parte. Esses ajustes estão na aba “Avançado” da janela “Personalizar o menu Iniciar” e serão discutidos semana que vem.

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]