Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
17/03/2005
< Cadê meu Scandisk? >

Desde suas primeiras versões, Windows incorpora um utilitário de verificação de discos denominado “Scandisk”. Ao ser acionado o Scandisk faz uma varredura completa do(s) disco(s) rígido(s) selecionado(s) em busca defeitos, tanto lógicos quanto físicos e, dependendo do ajuste efetuado pelo usuário, quando os encontra, tenta corrigi-los. Ele vem acompanhando os sistemas operacionais da MS desde os tempos da versão 6.2 do bom e velho DOS e tem prestado inestimáveis serviços por todos esses anos. Acontece que, com o lançamento da versão 2000 e, depois, de Windows XT, o pobre coitado aparentemente desapareceu. Um acontecimento que não faria o menor sentido, já que verificar periodicamente o estado dos discos é imperioso para quem deseja manter seu sistema em boas condições (sugiro fazê-lo pelo menos uma vez por mês). Pois bem: se você é um dos usuários de Windows XP que ficou desolado com o sumiço do Scandisk, alegre-se: ele continua vivo e forte, em pleno vigor e utilidade, porém com um novo nome e um tanto escondido das vistas do público (um comentário: por alguma razão que somente a própria Microsoft, em sua infinita sabedoria, é capaz de explicar, volta e meia ela perpetra um negócio desses: pega um utilitário que todo o mundo se acostumou a encontrar em um determinado lugar, muda seu nome e o esconde nas entranhas do sistema; se o objetivo não é tornar a vida dos usuários mais rica de imprevistos e justificar a existência de colunistas de informática como o que redige estas mal traçadas, então não faço idéia de qual seja...)

O programa agora se chama “Verificação de erros”, aninha-se nas propriedades dos discos e logo veremos como acioná-lo. Antes, impõe-se uma observação. Ocorre que uma das queixas mais comuns dos usuários de Windows 98 ao rodar o Scandisk tinha a ver com o desagradável hábito do programa iniciar sua faina apenas para interrompê-la pouco depois e começar tudo novamente, vezes sem conta. Isso se devia à necessidade que tem o Scandisk de acesso exclusivo a alguns arquivos (especialmente os de sistema) durante a verificação. E cada vez que coincidia um desses arquivos ser invocado pelo sistema ou por um dos aplicativos enquanto o Scandisk verificava a região do disco onde ele se alojava, o programa era obrigado a interromper sua faina e aguardar a liberação do arquivo para reiniciá-la. Isso ocorria com tal freqüência que muitas vezes inviabilizava o uso do Scandisk. A solução era executá-lo no “modo de segurança” de Windows 98. Pois bem: para contornar o problema, quando solicitado a executar a verificação de um disco, Windows XP toma todas as providências e em seguida avisa que a verificação será feita após a próxima inicialização da máquina. E assim será: quando você religar – ou simplesmente reinicializar – seu micro, Windows XP informa que uma verificação de discos está agendada, oferece a possibilidade de abortá-la e, se o usuário permitir, efetua toda a verificação em modo de segurança, prosseguindo com a inicialização em modo normal ao terminá-la.

Com isso em mente, vejamos como agendar uma verificação de discos sob Windows XP. Acione o objeto “Meu computador” (em sua área de trabalho ou no menu iniciar), clique com o botão direito sobre o ícone do disco que deseja verificar e escolha a entrada “Propriedades” do menu de contexto. Na janela que então se abre, passe para a aba “Ferramentas”, que tem o aspecto da janela superior esquerda mostrada na Figura, cuja primeira subdivisão é justamente “Verificação de erros”, o novo nome de nosso bom e velho Scandisk. Um clique no botão “Verificar agora” fará se abrir a nova janela “Verificar disco local x” (onde “x” é o nome do volume) mostrada no lado direito da Figura. Marque as duas opções (corrigir erros automaticamente e procurar e tentar recuperar setores defeituosos) e clique em “Iniciar”. Depois de algum tempo (usado para verificar se a tarefa é realmente exeqüível) Windows XP mostrará a janela exibida no pé da Figura, solicitando permissão para agendar a verificação para a próxima inicialização. Clique em “Sim” e, se deseja que a verificação seja feita imediatamente, reinicialize a máquina. O progresso da verificação será acompanhado em telas de texto exibidas durante o processo.

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]