Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
06/12/1999
< Prêmio Möbius >
< 1999
>

Nos dias 25 e 26 de novembro o Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ abrigou a quinta Etapa Brasileira do Prêmio Möbius - Festival Internacional de Multimídia. Recebendo pela primeira vez representantes de outros países da América Latina, a Etapa foi organizada por uma comissão presidida pela Professora Tamara Egler. Nela foram escolhidos os trabalhos em CD-ROMs e sítios da Internet que representarão o Brasil e América Latina na premiação internacional a ser realizada em Paris, em março de 2000, onde concorrerão com os vencedores das etapas nacionais cumpridas em dezessete países da Europa, Américas e Ásia. O Festival, cujo objetivo é premiar os melhores trabalhos de multimídia voltados para a arte, cultura e educação, é disputado desde 1995 e o Brasil tem sido bem representado, tendo inclusive abocanhado o Grande Prêmio em 1998 com o CD-ROM "Valetes em Slow Motion" de Kiko Goifman.

Levando em conta que o escopo da Etapa foi estendido para toda a América Latina, este ano foram escolhidos cinco representantes, um a mais que o ano passado. O nível dos trabalhos foi excelente, o que tornou particularmente difícil a tarefa do Júri, integrado por representantes de instituições acadêmicas, das artes e dos meios de comunicações e do qual participou este vosso criado. Conceder não mais que uma menção honrosa ao CD-ROM "Estudos sobre Limites", de Tunico Amâncio, um excelente trabalho com farto material iconográfico e análises formais e textuais do filme "Limites" de Mário Peixoto (considerado o melhor filme brasileiro de todos os tempos), foi duro. Como difícil foi negar um prêmio a "Rio de Janeiro Colonial", um CD-ROM de José Kós, Roberto Segre e Lilian Vaz, que mostra a evolução urbana da cidade durante o período colonial usando modelos tridimensionais da topografia e dos prédios da época. Já "Interpoesia", um instigante trabalho em CD-ROM de Wilton Azevedo e Philadelpho Menezes que dá ao usuário a possibilidade de criar interativamente seus próprios trabalhos poéticos manejando admiravelmente as técnicas multimídia, chegou perto. Mas o número de prêmios era limitado e os CD-ROMs escolhidos foram os excelentes "Descobrindo o Brasil Edição 2000", de Álvaro Garcia (um dos craques da Ciclope de Belo Horizonte, que também se destacou na etapa do ano passado) com um software educacional em CD-ROM para alunos de 6 a 17 anos que ensina a história do Brasil usando magistralmente recursos multimídia, "No Coração da Bahia", de Lucia Guanaes, um documento sobre o processo de revitalização do Centro Histórico de Salvador, e o interessantíssimo "Tal Vez Mañana", de Martin Groisman e Rosana Malaneschi, do Uruguai, que conta a história de quatro personagens que se cruzam em uma praça de Montevidéu e cuja trama pode ser acompanhada por caminhos diversos pelo espectador.

Se, no que tange à qualidade dos CD-ROMs, você tem que acreditar em minha palavra, no que toca aos sítios da Internet pode conferir por si mesmo. Comece visitando os premiados: o sítio da Elba Ramalho, desenvolvido pelo brilhante André Valias, que pode ser encontrado em http://www.elbaramalho.com.br/ e que, ao meu ver, é o exemplo mais eloqüente de como explorar um rico conteúdo usando as técnicas modernas de desenvolvimento de sítios na Internet, e o "Reticências - Rizoma", em http://sesc.uol.com.br/sesc/hotsites/rizoma/, desenvolvido por Alberto Blumenschein, Jurandir Müller e pelo premiado Kiko Goifman para apresentar a programação do SESC-SP, que usa uma linguagem de vanguarda para dar seu recado. Não deixe de passar também no excelente "A Charge On Line", do Mariano, em http://www.chargeonline.com.br/, que mereceu uma menção honrosa. Mas, sobretudo, sugiro uma visita a "Jornada Xamântica", de Tania Fraga, um extraordinário experimento em realidade virtual desenvolvido em VRML. Que não foi selecionado na Etapa Brasileira mas, se fosse, desconfio que teríamos um sério concorrente para abiscoitar o Grande Prêmio em Paris. Muna-se de alguma paciência (você vai precisar de uma máquina decente e de um "plug-in" que pode ser baixado lá mesmo), de um certo espírito de aventura e de muita curiosidade para explorar os "mundos" e verifique por si mesmo em http://caiia-star.soc.plym.ac.uk/projects/XMANTIC/index.html .

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright © Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]