Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
31/03/2005
< SANDRA >

SANDRA é o acrônimo de “System Analyzer / Diagnostic and Reporting Assistant”, ou assistente para análise, diagnóstico e informação sobre sistemas. Um programa que todo usuário deve ter à mão. Aliás, ele é tão popular que os mais experientes dentre vocês devem estar cansados de conhecê-lo. Mas como se trata de um programa extremamente útil que lançou nova versão em novembro passado, o Sandra Lite 2005 SP1, achei que valia a pena escrever alguma coisa sobre ele.

Sandra Lite 2005 é uma versão simplificada de um programa bem mais sofisticado, o SANDRA Professional 2005. A diferença básica entre as duas versões é o número de módulos funcionais: o da versão Lite é bem menor. Além do preço, naturalmente: o da versão Professional varia com o número de micros em rede e com o meio de distribuição (a mais barata, para um único cliente, custa US$ 29,99), enquanto a versão Lite é gratuita para uso não profissional (para uso profissional o preço é de US$ 39,99).

Embora menor, o número de módulos da versão Lite é mais que suficiente para o usuário doméstico que deseja saber o que se esconde nas entranhas de seu computador, se tudo está funcionando “nos conformes” e como ele se comporta quando comparado aos micros dos amigos. Porque essas são as três funções básicas do SANDRA: listagem de dispositivos e componentes, diagnóstico de funcionamento e avaliação de desempenho.

SANDRA é desenvolvido e distribuído pela SiSoftware e pode ser obtido através de seu sítio, em < www.sisoftware.co.uk/ >. Para baixar a versão Lite, clique no atalho “DOWNLOAD & BUY” da página principal e, na página seguinte, no atalho “Download” do pé da coluna “Lite”. Você será levado a uma página com uma vasta lista de atalhos para sítios de onde o programa pode ser baixado. Escolha um, faça a transferência de um arquivo de pouco menos de 8 MB, o “San1050.Zip” (1050 corresponde ao número da versão; quando você baixar a sua talvez o número já seja diferente), descomprima-o e rode o executável para instalar o programa, seguindo as instruções da tela. É simples assim. Incidentalmente: não há versão em português mas você pode escolher o idioma entre inglês, francês, italiano, japonês, russo, alemão e holandês.

SANDRA 2005 Lite funciona em micros que usam versões de Windows de 32 e 64 bits, o que inclui as novas versões para os microprocessadores de 64 bits da AMD e Intel de Windows XP, 2000 e Server 2003. Após instalado, basta clicar sobre seu ícone (que será criado na área de trabalho se você assim o permitir) para abrir a janela mostrada na figura. Ou melhor: uma janela similar, porém com um número maior de ícones. Como alguns deles não rodam na versão gratuita, eu mantive apenas os que são funcionais.

Clique e amplie...
Clique na figura acima para abrir nova página com versão ampliada.

Os ícones são grupados em quatro conjuntos. O primeiro, dos “Wizards”, na verdade reune pequenos programas que combinam os demais módulos. Por exemplo: o “Burn-in wizard” permite que você selecione um grupo de módulos e os faça rodar continuamente para testar a estabilidade do sistema, enquanto o “Combined Performance” executa alguns testes selecionados e gera um índice de desempenho global que permite comparar o sistema com outros de configuração semelhante.

O segundo conjunto é o módulo de informações. Eles perscrutam detalhadamente o interior do micro e fornecem informações detalhadíssimas sobre tudo o que por lá encontrarem.

O terceiro agrupa os testes de desempenho (“benchmarks”), que analisam e geram índices de desempenho para os componentes, da CPU á memória, passando pelo acesso à Internet e discos.

E o quarto, finalmente, exibe o conteúdo dos arquivos de configuração, variáveis ambientais e tipos de arquivo registrados.

Se você não tem o SANDRA, sugiro baixar e instalar a versão 2005 Lite. Afinal, literalmente, não custa nada. E dificilmente você encontrará melhor fonte de informações sobre as características do hardware de seu sistema e sobre seu comportamento e desempenho. Bom proveito.

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]