Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
14/04/2005
< Alterando o foco padrão >
<
do Windows Explorer
>

Eu tenho um disco rígido apenas para dados. É meu drive “D:”. Não se trata de uma partição lógica de um único disco físico (embora, para fins de organização, isso também seja uma boa idéia) mas de um segundo disco rígido totalmente independente. Faço isso por diversas razões das quais a mais evidente é organização. Como gravo todos os arquivos de dados (e somente eles) em pastas deste drive, quando preciso encontrar alguma coisa a busca fica mais fácil. Mas há outras mais importantes, dentre as quais a principal é segurança: se alguma desgraça ocorrer com meu disco de sistema, os dados estão salvos e fica mais fácil criar uma cópia de segurança de meus arquivos de dados sabendo que todos eles estão em um drive que nada contém além deles: basta fazer uma cópia completa do próprio drive, dispensando o trabalho de selecionar o que deve e o que não deve ser incluído.

Mas este não é o assunto desta coluna (embora seja uma “dica” interessante para manter seus dados organizados e em segurança). E como o assunto é outro, vamos a ele.

Abra o Windows Explorer e preste atenção no conteúdo de seus dois painéis. O da esquerda mostra, por padrão, a árvore de diretórios (ou de “pastas”, se você preferir o jargão de Windows) com o Desktop (ou Área de Trabalho) no topo da hierarquia, mas com o foco (o destaque) na pasta “Meus documentos”. E o painel direito mostra o conteúdo desta pasta.

Como eu organizo meus arquivos de forma diferente, para encontrar um documento preciso clicar no ícone de “Meu computador” do painel da esquerda, localizar o drive “D:” em sua estrutura de árvore e clicar sobre ele. Somente então as pastas que contêm meus arquivos de dados aparecem no painel direito.

Ora, como a maior parte das vezes que eu abro o Windows Explorer é para ter acesso a uma destas pastas, seria mais conveniente que elas se apresentassem no painel direito assim que o Windows Explorer fosse carregado. Então por que não ajustá-lo para fazer isso?

É fácil. Localize o ícone de um atalho do Windows Explorer (eu mantenho um deles na barra de “Inicialização rápida”, aquele trecho da esquerda da barra de tarefas, mas a localização padrão do ícone do atalho do Windows Explorer é em Menu Iniciar, “Todos os Programas”, pasta “Acessórios”) e crie uma cópia dele na “Área de trabalho” (basta arrastá-lo para lá com o botão direito e escolher a opção “Criar atalho(s) aqui” ao liberar o botão). Clique sobre o novo atalho com o botão direito e acione a entrada “Propriedades” para abrir a janela “Propriedades de Windows Explorer”. Passe para a aba “Atalho” e, na caixa “Destino”, acrescente os parâmetros “/e, D:\” no final da linha de comando, assim mesmo, respeitando os espaços, mas sem as aspas (ver figura). Isto feito, saia clicando em OK. A partir deste momento, sempre que você acionar este atalho do Windows Explorer, ele se abrirá com o foco no drive D. E se você quiser explorar os outros drives, basta navegar até eles usando os recursos do Windows Explorer.

Clique e amplie...

Neste ponto, cabem duas observações.

A primeira diz respeito ao fato de que isso não vale apenas para drives. Se você desejar que o Windows Explorer abra com o foco um uma determinada pasta, inclua sua via no final do comando. Por exemplo: se em vez de abrir com o foco no drive “D:\” eu quisesse fazê-lo com foco na pasta “C:\WINDOWS”, bastaria acrescentar “/e, C:\WINDOWS” à linha de comando.

A segunda tem a ver com o fato de que a alteração vale apenas para o atalho onde ela foi feita. Se você quiser, pode criar quantos atalhos desejar de Windows Explorer em sua Área de Trabalho e ajustar cada um deles para abrir com o foco em uma pasta ou drive. Uma beleza para quem recorre freqüentemente ao Windows Explorer para examinar o conteúdo de um pequeno grupo de pastas.

Testou a alteração e não gostou do resultado? Basta abrir novamente a janela “Propriedades de Windows Explorer” do atalho modificado e excluir o acréscimo, restaurando a linha de comando original. Bom proveito.

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]