Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
21/04/2005
< Instalando Windows XP >
<
a partir de disquetes
>

Com o advento dos CDs R e RW e, sobretudo, depois do aparecimento dos “pen drives”, os disquetes estão se tornando cada vez menos populares. Tanto assim que Windows XP já não traz o tradicional conjunto de disquetes de instalação. Basta introduzir o CD do sistema no acionador (“drive”) de CD, ajustar o “setup” para efetuar a inicialização a partir daquele drive e reinicializar a máquina. A carga do sistema auxiliar para instalação é feita do próprio CD do produto e a instalação prossegue sem problemas.

O procedimento acima pode ser executado na maioria das máquinas modernas, cujos BIOS incluem uma opção no setup que permite ajustar a carga do sistema operacional a partir de praticamente qualquer dispositivo de armazenamento conectado ao micro. Mas como fazer quando se precisa instalar Windows XP em uma máquina que, embora equipada com um acionador de CDs, não oferece a opção de inicializar o sistema a partir dele?

Bem, nesse caso é lícito supor que se trata de uma máquina relativamente antiga, logo é quase certo que ela disponha de um acionador de disquetes. Tudo o que se precisa então é de um conjunto de disquetes para inicializar o micro e começar o processo de instalação de Windows XP. E a própria Microsoft oferece uma forma simples de gerá-los.

O conjunto consiste de seis disquetes. O primeiro inicializa o micro com um sistema operacional que permite continuar com o procedimento preliminar de instalação. Os cinco restantes contêm rotinas que analisam o hardware e carregam os drivers necessários para acessar o CD de Windows XP e fazer uma instalação plena do sistema (quando se usa este conjunto de disquetes é impossível instalar Windows XP “por cima” de uma instalação existente, preservando os documentos e programas instalados). Para gerar os disquetes você precisará de um arquivo executável que pode ser obtido no sítio da própria Microsoft. Mas atenção: os conjuntos de disquetes usados para instalar as versões Home e Professional são diferentes. O arquivo necessário para instalar a versão Professional pode ser obtido em
< www.microsoft.com/downloads/release.asp?releaseid=33291 >,
enquanto o correspondente à versão Home está em
< www.microsoft.com/downloads/release.asp?releaseid=33290 >.

Para obter o arquivo, vá até a página correspondente à instalação desejada (Professional ou Home) e não se preocupe por ela estar em inglês. Procure pela caixa “Change language”, clique na seta para baixo em sua extremidade direita, selecione o idioma desejado, provavelmente “Portuguese (Brasil)”, e clique em “GO”. Você será levado a uma nova página no idioma selecionado. Procure o botão “Fazer download” e clique nele. Isso fará se abrir uma janela semelhante à da figura (que mostra o arquivo executável correspondente à versão Professional). Clique no botão “Salvar”, na janela seguinte escolha o local onde deseja armazenar o arquivo em seu micro e clique no botão “Salvar” desta nova janela.

Isto feito, muna-se de seis disquetes de 1,44 MB recém formatados, verifique se o arquivo WinXP_BR_PRO_BF.EXE (versão Professional) ou WinXP_BR_PER_BF.EXE (versão Home) foi efetivamente gravado no local selecionado de seu disco rígido e execute-o. Uma janela do tipo “Prompt de comando” aparecerá em sua tela informando como proceder e solicitando a troca de disquetes quando necessário. Terminada a gravação, você disporá dos seis disquetes que formam o conjunto de inicialização. Rotule-os, numerando-os de 1 a 6, chame o primeiro de “Instalação de Windows XP – Disco de inicialização – 1/6 ” e seu conjunto está pronto.

Para usá-lo em uma nova instalação: introduza o CD de Windows XP no acionador de CDs, ajuste o setup de seu micro para carregar o sistema a partir do drive A:, introduza o primeiro disquete do conjunto neste drive e dê a partida na máquina. O sistema operacional será carregado e aparecerão mensagens solicitando a troca de disquetes. O sexto e último passará o controle para o CD de Windows XP que, a partir de então, prosseguirá até Windows XP estar inteiramente instalado no seu micro.

Não se interessou pelo assunto? Não faz mal. Ainda assim, recorte e guarde esta coluna. Talvez um dia ela venha a lhe tirar de um apuro danado...

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]