Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
05/05/2005
< Enviando imagens que cabem na tela >

Provavelmente você já recebeu, anexada a uma mensagem de correio eletrônico, uma imagem que não cabe na tela. Para observá-la e preciso ou reduzir seu tamanho usando um programa gráfico (ou a ferramenta “Menos zoom” de um programa gráfico) ou movê-la na tela para vê-la por partes. E certamente não era essa a intenção de quem a enviou.

Por que isso ocorre? Uma imagem exibida no vídeo é um conjunto de pontos coloridos. Cada ponto é uma “célula de imagem”, ou “Picture Cell”, cuja contração gerou o termo “Pixel”, sua designação técnica. Portanto uma imagem é um conjunto de pixels. Você pode representar a mesma imagem com um grande número de pixels, revelando seus detalhes, ou com um número menor, resultando em uma imagem menos “definida”.

O número de pixels que formam uma imagem quantifica a “resolução” da imagem, sempre representado por um produto no qual o primeiro fator corresponde ao número de pixels em uma linha horizontal e o segundo ao número de linhas que formam uma imagem. Por exemplo: uma imagem que ocupa toda a tela de um monitor ajustado para o chamado “modo SVGA” tem “800 x 600” pixels, ou seja, é formada por 600 linhas com 800 pixels cada (totalizando 480.000 pixels). Já uma tela ajustada para o modo VGA exibe 480 linhas de 640 pixels cada (sua resolução é, portanto, [640 x 480]). E telas de alta definição apresentam resoluções de [1024 x 768] ou maiores. Porém as máquinas digitais modernas são capazes de gerar imagens com resoluções muito maiores ainda. Por exemplo: uma câmara tipo 6 MP (seis MegaPixel, que cria imagens com cerca de seis milhões de pixels) gera imagens com resoluções de até [2816 x 2112] (totalizando 5,95 milhões de pixels).

A maioria dos monitores usados atualmente são de 15” ou 17” (números correspondentes ao comprimento, em polegadas, da diagonal do monitor) e em geral são ajustados para exibir telas com resoluções de [800 x 600] ou [1024 x 768]. Se você usar sua nova super-hiper-ultra câmara digital de 6 MP para tirar uma foto com resolução de [2816 x 2112] e a enviar para um amigo que usa um monitor de 15” ajustado para a resolução de [800 x 600], ocorre o inevitável: vai faltar tela para tanta imagem.

Nesse caso, então, fazer o que? Bem, se você usa Windows XP, há uma forma simples de se assegurar que jamais enviará uma mensagem que não caiba na tela do destinatário. Basta pedir que o próprio Windows trate do assunto, reduzindo o tamanho da imagem (apenas do exemplar anexado à mensagem, portanto não se preocupe que a operação não afetará seu original) para que caiba em qualquer tela. E a coisa é muito simples. Senão, vejamos.

Clique e amplie...
Clique na figura para abrir uma versão maior

Abra o Windows Explorer, localize e selecione as imagens que deseja enviar (para mais de uma, selecione a primeira e mantenha a tecla Ctrl pressionada enquanto seleciona as demais). Em seguida, clique com o botão direito sobre uma das imagens selecionadas, escolha a entrada “Enviar para” de seu menu de contexto e clique na opção “Destinatário de correio” (ver figura). Isso abrirá a janela “Enviar imagens por email” se oferecendo para reduzir o tamanho das imagens a serem enviadas. Se quiser optar pelo menor tamanho (correspondente à resolução de [640 x 480] que eu sugiro aceitar, pois garante a exibição na tela de menor resolução e permite uma discreta e elegante folga nas demais) clique imediatamente em OK. Se desejar escolher o tamanho, clique no atalho “Mostrar mais opções” que aparece no interior da janela, que então assumirá a aparência exibida na figura, permitindo escolher entre as resoluções de [640 x 480], [800 x 600] e [1024 x 768]. Marque a opção desejada e clique em OK. Isso lançará o editor de mensagens do Outlook Express já aberto, com as imagens anexadas, esperando apenas que você complete o endereço do destinatário e o corpo da mensagem. É simples assim.

Uma observação: se a imagem selecionada já for menor que o tamanho escolhido, não sofrerá qualquer redução. E se apenas uma das dimensões exceder as especificadas (imagem de 750 x 300 pixels que você escolheu reduzir, digamos, para 640 x 480 pixels), a dimensão excedente será reduzida até o tamanho escolhido enquanto a outra sofrerá redução proporcional (no exemplo, a imagem enviada ficará com 640 x 256 pixels).

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]