Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
12/05/2005
< Abrindo Meu Computador com dois painéis >

Quando se abre o objeto “Meu computador” o que se tem é uma visão do conteúdo do computador que abrange todos os dispositivos de armazenamento, algumas pastas especiais, como “Meus documentos”, e outros objetos como “Painel de Controle” e certos dispositivos conectados ao micro. Por padrão isso é exibido em uma janela de um só painel. Já quando se abre o Windows Explorer, obtém-se uma janela com dois painéis. E quando, no painel da esquerda, se seleciona o objeto “Meu computador”, o painel da direita exibirá exatamente o mesmo conteúdo do único painel da janela “Meu computador”. Em suma: a diferença essencial entre abrir “Meu computador” e abrir Windows Explorer com o foco em “Meu computador” é que este último mostra o painel da esquerda, que permite navegar mais facilmente na estrutura hierárquica do computador.

Sei de muita gente que preferiria que o objeto “Meu computador” também exibisse o painel da esquerda. E muitos destes conseguem esse efeito apelando para um artifício: assim que a janela de “Meu computador” é aberta, acionam a entrada “Barra do Explorer” do menu “Exibir” e marcam a entrada “Pastas”. Mas sempre achando este procedimento um tanto trabalhoso. Na verdade, o que eles desejariam é que “Meu computador” exibisse sempre o painel de pastas, sem a necessidade de nenhuma providência adicional. Isso pode ser conseguido mediante um arquivo de extensão “Reg”. Mas antes de explicar como fazê-lo, vale um comentário sobre esse tipo de arquivos.

Arquivos de extensão Reg alteram o Registro de Windows, um banco de dados mantido pelo sistema operacional com as configurações do sistema e programas instalados. Nele, qualquer alteração indevida pode trazer resultados desastrosos. Então, antes de executar um arquivo “Reg”, crie um ponto de restauração (que permite desfazer as alterações se algo der errado). Arquivos tipo “Reg” devem ser “texto puro”, ou seja, sem nenhum caractere de formatação, por isso devem ser criados com um editor capaz de gerar texto puro, como o Bloco de Notas. Finalmente: esses arquivos obedecem a regras estritas quanto ao formato e conteúdo, portanto ao criá-los faça uma cópia exata do original, mantendo linhas em branco onde elas existirem. E finalmente: se decidir usar um arquivo “Reg”, faça-o por sua conta e risco. Os que eu forneço são testados em pelo menos dois sistemas, mas Windows tem seus mistérios e o que dá certo aqui pode dar errado aí, portanto não venha depois reclamar que não foi avisado (principalmente se não houver criado um ponto de restauração).

Clique e amplie...

Para fazer “Meu Computador” abrir com dois painéis, use o bloco de notas para criar um arquivo com cinco linhas exatamente como abaixo (na segunda linha, onde está <linha em branco>, deixe a linha em branco), não “quebre” nenhuma das outras linhas, grave-o em qualquer pasta com o nome “doispaineis.reg” e execute-o com um clique duplo sobre seu ícone. Aparecerão duas janelas sucessivas, uma solicitando confirmação (confirme) e outra informando que a alteração foi feita com sucesso. Aqui está o arquivo, linha a linha:

Windows Registry Editor Version 5.00

<linha em branco>

[HKEY_CLASSES_ROOT\Folder\shell]

@="explore"

Para que “Meu computador” volte a abrir com um só painel, use os mesmos cuidados e procedimento para criar, gravar (com o nome “umpainel.reg”) e executar o arquivo abaixo:

Windows Registry Editor Version 5.00

<linha em branco>

[HKEY_CLASSES_ROOT\Folder\shell]

@="open"

E, para que não pairem dúvidas sobre o conteúdo dos arquivos, a figura mostra ambos, cada um em sua janela do Bloco de Notas. Bom proveito.

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]