Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
26/05/2005
< Mostrando a data no relógio >

A extremidade direita da barra de tarefas de Windows chama-se “Área de notificação”. Nela são mostrados os ícones de alguns dos programas que rodam em segundo plano (a maioria deles programas auxiliares carregados durante a inicialização do sistema), controles do próprio Windows (como o controle de volume e opções de energia) e ícones de notificação de eventos (daí o nome...) como o que aparece quando se está recebendo ou enviando mensagens, a impressora está sendo usada ou se abre o Gerenciador de Tarefas do Windows. E, se o usuário assim o desejar, pode exibir o relógio do sistema.

Para que o relógio seja exibido na área de notificação basta marcar a caixa correspondente (“Mostrar relógio”) da aba “Barra de tarefas” da janela “Propriedades da barra de tarefas e menu Iniciar” à qual se tem acesso clicando com o botão direito sobre um ponto “vazio” da barra de tarefas ou sobre o botão do menu Iniciar e selecionando a entrada “Propriedades” (ou ainda, no Windows XP, abrindo diretamente o objeto “Barra de tarefas e menu Iniciar” do painel de controle). Na verdade, o relógio é exibido por padrão após a instalação de Windows, portanto você somente precisará tomar providências para exibi-lo caso alguém tenha desmarcado a caixa “Mostrar relógio” após o sistema instalado.

Incidentalmente: além de comandar a exibição do relógio, os usuários de Windows XP podem ajustar o comportamento dos ícones da área de notificação também na aba “Barra de Tarefas” da janela “Propriedades da barra de tarefas e menu Iniciar” marcando a caixa “Ocultar ícones inativos”. Isso fará com que os ícones de programas residentes raramente usados sejam removidos da barra.

Quando se ajusta o sistema para mostrar o relógio, aparece a hora corrente na extremidade direita da área de notificação. Um clique duplo neste ponto abre a janela “Propriedades de Data e hora” (à qual também se pode ter acesso abrindo o objeto “Data e hora” do Painel de Controle”) que permite “acertar” o relógio ajustando a data e hora correntes e o fuso horário (os usuários de Windows XP podem ainda sincronizar o relógio automaticamente com um “servidor de horário na Internet” marcando a caixa correspondente na aba “Horário na Internet” e escolhendo o servidor desejado na lista “Servidor” da mesma aba; evidentemente, a sincronização somente pode ocorrer caso a máquina esteja conectada à Internet).

Em Windows 98 tudo o que aparece é a hora e não há como exibir permanentemente a data ou o dia da semana na área de notificação. Mas basta pousar o ponteiro do mouse por mais de um segundo sobre o relógio que abre-se uma pequena janela de aviso contendo dia e data por extenso, no formato “quinta-feira, 26 de maio de 2005”.

Isto vale para qualquer versão de Windows. Mas os usuários da versão XP têm um bônus adicional: além da hora, podem exibir permanentemente na área de notificação o dia da semana e a data. Desde, é claro, que estejam dispostos a perder um pouco de espaço da área de trabalho.

Ocorre que a barra de tarefas não é uma coisa estática. Ela pode ser movida para qualquer das bordas da tela e pode ter sua altura (ou largura, caso seja fixada junto a uma das margens laterais) ajustada à vontade do freguês (para alterar a altura – ou largura – da barra de tarefas, basta mover o ponteiro do mouse para sua borda até que ele assuma o formato de uma seta dupla e arrastar a borda até o tamanho desejado). Pois bem: em Windows XP, se a barra de tarefas tiver altura suficiente, o relógio mostrará, além da hora, o dia da semana. E se a altura for aumentada ainda mais, aparecerá a data no formato 26/5/2005.

É claro que nem todo o mundo está disposto a aumentar a altura ou largura da barra de tarefas apenas para exibir a data. Mas para quem usa dois monitores e usa a barra de tarefas no monitor secundário, pode ser um bom negócio. Veja, na figura, como fica a extremidade direita de minha barra de tarefas com o relógio mostrando hora, dia e data.

 

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]