Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
16/06/2005
< Centro de Download da Microsoft >

Que a Microsoft fornece atualizações gratuitas para todas as versões de Windows é fato conhecido. A versão XP pode até mesmo ser ajustada para se atualizar automaticamente, verificando regularmente na Internet se há alguma atualização disponível e, dependendo de como tenha sigo ajustada, baixando e instalando as atualizações sem qualquer intervenção do usuário (veja os ajustes necessários para isto no objeto “Atualizações automáticas” do Painel de Controle).

O que talvez nem todo o mundo saiba é que a MS faz o mesmo para todos os seus demais produtos no “Microsoft Download Center”, onde há atualizações para produtos em todos os idiomas adotados pela empresa. As correspondentes ao português do Brasil estão na página < www.microsoft.com/downloads/search.aspx?displaylang=pt-br >, mas clicando no atalho (“link”) “Find downloads in other languages”, chega-se a uma nova página com uma lista de 73 idiomas, do Afrikaaner ao Zulu, passando por, Bósnio, Catalão, Farsi e Telugo.

O Centro de Download da Microsoft (título da página em português) cobre todos os produtos da empresa, incluindo o próprio Windows, logo todas as atualizações de Windows podem ser lá encontradas. Além delas, há atualizações que cobrem as seguintes categorias de produtos: Jogos (os desenvolvidos pela Microsoft, como o Flight Simulator e Age of Empires), DirectX, Internet (atualizações do Internet Explorer, Windows Messenger, MSN Messenger e Outlook Express), Windows Media (atualizações do Windows Media Player, codecs, pacotes de segurança e codificadores), drivers (a maior parte deles para hardware da própria Microsoft, como o mouse Intellipoint e teclado Intellitype), produtos para Macintosh e outras plataformas (atualizações de aplicativos da MS migrados para outros sistemas operacionais, como Mac OS e Unix), aplicativos de servidor, ferramentas de gerenciamento de sistema, recursos em desenvolvimento (ferramentas para programadores) e, por último porém não menos importante, aplicativos domésticos e para escritório.

Nesta última categoria estão as atualizações de maior interesse para o usuário doméstico. Inclusive todas as atualizações e pacotes de serviço (Service Packs) para as últimas versões do Office, desde o Office 97 Service Release 1 até o Office 2003 SP1, passando pelas versões 2000 e XP (com seus SP3).

Mas essa categoria não se limita a atualizações do produto. Oferece também pequenos utilitários independentes que podem ser extremamente úteis, começando pelos “viewers” para praticamente todos os aplicativos do pacote Office, incluindo Excel, Word e Power Point (um “viewer” é um aplicativo que permite que um documento produzido por um programa seja exibido – mas não alterado – em qualquer máquina, mesmo as que não tenham o referido programa instalado). Além de suplementos como papeis de carta para o Outlook, Web componentes para o Office XP, sons para o Office e coisas que tais.

Manter seus aplicativos atualizados é importante por diversas razões, das quais a mais relevante está ligada à segurança, Ocorre que, além de novas funções e correções de “bugs” das distribuições anteriores, as atualizações corrigem quaisquer vulnerabilidades eventualmente encontradas nos produtos (sim, não é apenas o sistema operacional que pode apresentar vulnerabilidades que permitem a propagação de vírus e similares, a maioria dos aplicativos também pode). Manter os produtos atualizados é uma forma adicional de proteger sua máquina contra ataques mal intencionados.

Mesmo porque as atualizações são gratuitas.

Mas, antes de correr para o centro de downloads, uma advertência: assegure-se que seu produto é legal. Porque em alguns casos, quando a MS constata que um produto pirata está buscando atualização, não apenas a refuga como também desabilita o aplicativo...

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]