Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
07/07/2005
< A palavra certa no lugar certo >

A A memória é uma coisa curiosa. E não me refiro à do micro, mas a nossa. Com você, não sei, mas comigo é comum interromper a digitação no meio de uma frase porque “faltou” a palavra certa. Uma palavra que está “na ponta da língua” (no caso, na ponta dos dedos) mas que a memória se recusa a devolver. Numa situação dessas, só há duas alternativas: usar um sinônimo e seguir adiante, na esperança que o bloqueio mental se esvaia e a palavra “apareça” ou, para quem usa o Office, apelar para o Dicionário de Sinônimos.

A forma mais simples de acioná-lo é clicar com o botão direito do mouse sobre a palavra desejada e acionar a entrada “Sinônimos” do menu de contexto que então aparece, o que faz surgir uma lista de sinônimos ao lado do menu (Figura 1). Se a lista contiver a palavra desejada, basta clicar sobre ela que a substituição será imediatamente efetuada no texto.

Há ocasiões, porém, em que é necessário efetuar uma busca mais sofisticada. A solução, então, é abrir o Dicionário de Sinônimos propriamente dito. Se, executado o procedimento do parágrafo anterior, o sinônimo desejado não apareceu na lista, repare em sua última entrada: é justamente “Dicionário de Sinônimos”. Clique nela para abri-lo. Se você já fechou o menu, pode ter acesso direto ao dicionário pelo menos de duas maneiras: acionando a combinação de teclas “Shift+F7” (qualquer versão que disponha do Dicionário de Sinônimos) ou então através do menu “Ferramentas” (“Ferramentas / Pesquisar” no Office 2003 ou “Ferramentas / Idioma / Dicionário de Sinônimos” nas versões anteriores).

Até o Office XP o Dicionário de Sinônimos era uma ferramenta independente. A partir da versão 2003 ele se integrou à barra de ferramentas “Pesquisar”, que oferece diversas outras funções, como efetuar pesquisas na Internet, consultar obras de referência e efetuar traduções. Mas, ainda que integrado a esta barra de ferramentas, o dicionário de sinônimos funciona de forma similar ao das versões anteriores. A diferença essencial é que, nas versões antigas, ele se apresenta como uma janela flutuante sobre o texto, mas tanto o comportamento quanto as facilidades oferecidas são essencialmente as mesmas. Vamos então examinar a versão mais atual, a barra de ferramentas “Pesquisar” do Office 2003.

Ela apresenta-se por padrão na margem direita da janela do Word. Mas, como toda barra de ferramentas, pode ser deslocada para qualquer outra margem ou flutuar sobre o texto, como na Figura 2, onde mostra os sinônimos da palavra “memória” agrupados por acepção. Veja que no alto da janela, na caixa “Procurar por”, aparece a palavra “memória”, que invocou o Dicionário de Sinônimos. Mas um único clique sobre qualquer sinônimo leva a uma nova lista, desta vez dos sinônimos deste sinônimo. Assim, navegando entre os sinônimos dos sinônimos, dificilmente você deixará de encontrar a palavra desejada. E, se não encontrar, pode retornar na ordem inversa às listas anteriores clicando sucessivamente no botão “voltar” (situado no alto e à esquerda) ou ir diretamente para uma das pesquisas registradas clicando na seta para baixo ao lado do botão e selecionando a pesquisa na lista que então aparece, para experimentar novas opções.

Encontrou a palavra desejada? Ótimo. Então, pouse o cursor do mouse sobre ela e repare que a linha que a contém se transforma em uma caixa de dados com uma seta apontando para baixo na extremidade direita (veja a figura). Clique nela e aparecem três opções: “Inserir”, “Copiar” e “Consultar”. Esta última corresponde a clicar sobre a palavra, ou seja, leva a uma nova lista de sinônimos. A primeira, “Inserir”, substitui a palavra selecionada no texto pelo termo escolhido no dicionário de sinônimos. A segunda, “Copiar”, copia a palavra selecionada no Dicionário de Sinônimos para a área de transferência, permitindo que ela seja “colada” em qualquer outro programa (o que faz com que o dicionário de sinônimos do Office sirva para consultas genéricas que podem ser usadas em qualquer programa, seja do pacote Office ou não).

O Word, como os demais aplicativos do Office, é cheio de tesouros escondidos. O Dicionário de Sinônimos é um dos mais preciosos.

 

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]