Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
14/07/2005
< O Registro de Windows >

Quem usa Windows certamente já ouviu falar no famoso “Registro”. Mas o que, exatamente, é o Registro?

Segundo a Microsoft em seu documento “Descrição do Registro do Microsoft Windows”, em
< http://support.microsoft.com/kb/256986/pt-br >
(em português, porém pessimamente traduzido do original em inglês, que pode ser encontrado em
< http://support.microsoft.com/default.aspx?scid=kb;en-us;256986&sd=tech >),
o Registro é “Um banco de dados hierárquico central usado no Microsoft Windows 9x, no Windows CE, no Windows NT e no Windows 2000, usado para armazenar as informações necessárias à configuração do sistema para um ou mais usuários, aplicativos e dispositivos de hardware”. Ainda segundo o mesmo documento, o Registro contém informações que Windows consulta continuamente durante a operação, como perfis dos usuários, aplicativos instalados no computador e tipos de documentos que cada um pode criar, configurações e propriedades de pastas e aplicativos, hardware existente no sistema e portas usadas.
O Registro foi concebido para substituir diversos arquivos de configuração independentes, como os arquivos .Ini, o Autoexec.Bat e o Config.Sys, centralizando as informações sobre programas, usuários e sistema operacional em um único banco de dados dinâmico. Seus dados são armazenados em arquivos binários que não podem ser diretamente alterados pelo usuário. Para efetuar alterações no Registro é necessário usar um programa especialmente concebido para este fim, o Editor de Registro, ou apelar para recursos mais sofisticados, como os arquivos de extensão “Reg”.

O Editor de Registro pode ser acionado através da entrada “Executar” do menu Iniciar, digitando-se “regedit” (assim mesmo, porém sem aspas) na caixa de entrada de dados e teclando ENTER. Como acima mencionado, o usuário não pode ter acesso direto aos arquivos que compõem o Registro. Portanto, o único aspecto do Registro ao alcance do usuário é o apresentado pelo Editor de Registro. Que, ao ser aberto, exibe uma estrutura hierárquica em árvore com cinco entradas, ou “pastas”.

Clique e amplie...
Clique na figura acima para abrir nova página com versão ampliada.

A pasta HKEY_CURRENT_USER, ou HKCU, contém, em sua estrutura, todas as informações de configuração correspondentes ao usuário que está usando o sistema naquele momento (ou seja, o usuário ativo), incluindo o caminho de suas pastas de documentos, cores de tela e ajustes do Painel de Controle referentes a esse usuário.

A pasta HKEY_USERS (HKU) contém os perfis de todos os usuários correntemente registrados no computador. HKCU é um subconjunto de HKU.

A pasta HKEY_CURRENT_CONFIG armazena informações sobre o perfil de hardware usado pela máquina durante a inicialização do sistema.

A pasta HKEY_LOCAL_MACHINE (HKLM) contém informações sobre a configuração do computador, sistema e aplicativos que afetam a todos os usuários. É provavelmente a pasta que o usuário precisará editar caso venha a fazer alguma alteração no Registro.

A pasta HKEY_CLASSES_ROOT (HKCR) é na verdade a repetição de uma chave contida em HKLM (HKLM\SOFTWARE\Classes). Ela armazena informações que garantem que quando um arquivo é aberto através do Windows Explorer, o programa correto será invocado para editar o arquivo.

Como se vê, o Registro é uma estrutura complexa que armazena uma imensa quantidade de informações de interesse do sistema. Enquanto Windows está carregado, ele é continuamente consultado em busca de informações que vão desde a cor, aspecto e formato das informações a serem exibidas por uma pasta que o usuário acabou de abrir até configurações sofisticadíssimas utilizadas pelos aplicativos para trocar informações entre si.

Se você quiser mais informações sobre o Registro, consulte os documentos acima citados, que por sua vez apresentam atalhos para diversos outros documentos correlatos da base de conhecimento da Microsoft. Mas, se gosta de trabalhar com um sistema estável e equilibrado, não mexa no Registro exceto se souber exatamente o que está fazendo.

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]