Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
21/07/2005
< Componentes Ocultos >

Para remover um programa instalado sob Windows XP basta abrir o Painel de Controle, acionar o objeto “Adicionar ou remover programas”, procurá-lo na lista de programas instalados, selecioná-lo e solicitar a remoção clicando no botão “Remover”. Porém, se o item que se deseja remover for um componente do sistema, é preciso clicar no ícone “Adicionar/remover componentes do Windows” na faixa situada junto à margem esquerda da janela “Adicionar ou remover programas” para abrir a janela “Assistente de componentes do Windows” com a lista de componentes (instalados ou não; se o componente foi instalado, a caixa que antecede seu nome aparece marcada), que permite adicionar e remover componentes marcando ou desmarcando as caixas correspondentes.

Clique e amplie...

Se você examinar com atenção a lista de componentes exibida no “Assistente de componentes do Windows” perceberá que alguns deles são deliberadamente ocultos pelo sistema operacional. O MSN Messenger é o exemplo mais óbvio mas não é o único. Há diversos outros componentes na mesma situação.

Se você quiser inspecionar a lista completa de componentes, pode forçar a exibição de todos eles. O procedimento é relativamente simples, mas demanda certos cuidados. O principal é garantir que se possa restaurar a situação original quando desejada. E como as alterações serão feitas em um arquivo de sistema, a primeira providência é efetuar uma cópia deste arquivo em seu estado original.

Clique e amplie...

O arquivo em questão chama-se “sysoc.inf” e se abriga no diretório C:\WINDOWS\INF. Então vá até lá e abra-o, executando um duplo clique sobre seu nome (arquivos de extensão Inf são do tipo texto puro e portanto abertos no Bloco de Notas; se, em vez de abrir o arquivo, o clique duplo exibir uma janela perguntando com que aplicativo o arquivo deve ser aberto, escolha o Bloco de Notas). Isto feito, acione a opção “Salvar como” do menu “Arquivo” do Bloco de Notas e salve o arquivo no mesmo diretório com o nome, por exemplo, “sysocOriginal.txt”. Feche este arquivo e abra novamente o original “sysoc.inf”.

Para exibir os componentes ocultos, você terá que substituir todas as ocorrências do termo “hide” (tanto em maiúsculas quanto em minúscula) no arquivo “sysoc.inf” por um espaço. A forma mais simples de fazer isso é acionar a entrada “Substituir” do menu “Editar” do Bloco de Notas, entrar com “hide” (assim mesmo, em minúsculas, porém sem aspas) na caixa “Localizar”, entrar com um espaço na caixa “Substituir por” e clicar no botão “Substituir tudo”. Isto feito, salve e feche o arquivo.

Agora, abra novamente a janela “Assistente de componentes do Windows” e examine a lista de componentes. Todos eles estarão listados (compare as figuras 1 e 2, a primeira exibindo a janela “Assistente de componentes do Windows” antes de alterar o arquivo “sysoc.inf” e a segunda depois de feita a alteração, e perceba nesta última a presença do componente “Media Center” que não constava da primeira).

Note que o procedimento acima foi descrito apenas com o intuito de conhecer a lista de componentes ocultos de Windows. É claro que, na lista completa, você pode selecionar qualquer um deles e comandar sua remoção ou instalação. Mas, se o fizer, tenha certeza absoluta que não está removendo um componente imprescindível do sistema. E faça-o por sua conta e risco, já que eu mesmo não recomendo esse procedimento, portanto não venha reclamar depois (se você deseja remover o malfadado Windows Messenger, sugiro uma visita à seção “Respostas” de meu sítio, em < www.bpiropo.com.br > e uma consulta à Resposta/Windows “Como remover o Messenger do Windows XP”, publicada em 10/05/2004 que descreve um processo seguro de remover e reinstalar o programa).

Já conhece a lista dos componentes ocultos? Então agora, por segurança, volte ao diretório C:\WINDOWS\INF, remova sem piedade o arquivo “sysoc.inf” que você alterou e mude o nome da cópia que você criou para “sysoc.inf”, restaurando o estado original do sistema.

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]