Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
18/08/2005
< Inibindo a Execução automática >

Há coisas que são concebidas para facilitar a vida da gente mas acabam atrapalhando. Um bom exemplo é a função “Execução automática” (“Autorun”, em inglês) que Windows criou para os drives de CD ou DVD. Por padrão, quando habilitada, Windows executa automaticamente o programa contido no CD/DVD quer o usuário queira, quer não. E caso se trate de um CD/DVD de áudio ou vídeo, Windows carrega o programa para reprodução da mídia (por padrão o Windows Media Player) e começa a reproduzir o conteúdo do disco.

Isso, por si só, já é desagradável, especialmente em máquinas mais lentas ou sobrecarregadas, nas quais a aparentemente infindável espera para que o programa inicie sua execução e se possa afinal abortá-lo é especialmente irritante. Mas talvez pior que isso seja o comportamento exótico dos ícones dos drives de CD ou DVD da janela “Meu computador” quando a execução automática está habilitada: ao se executar um duplo clique sobre eles, em vez da esperada janela exibindo as pastas e arquivos contidas no disco, começa-se a executar seja lá o que o disco contiver (ou seja: a ação padrão ao se clicar sobre o ícone não é abrir a janela correspondente ao drive, mas a Execução Automática).

Uma das formas de contornar o problema – que, por sinal, vale para qualquer versão de Windows – é premir a tecla “Shift” quando se introduz um disco no drive e mantê-la pressionada por algum tempo. Uma solução que, além de incômoda, exige que se calcule criteriosamente esse “algum tempo”. Como a noção da passagem do tempo varia bastante, especialmente quando se tem pressa, é comum largar a tecla um pouco antes do tempo e ter que encarar a Execução automática mesmo contra a vontade.

Felizmente Windows fornece opções para inibir a Execução automática. Nas versões mais antigas (95, 98 e Me), basta abrir o objeto “Sistema” do Painel de Controle, passar para a aba “Gerenciador de dispositivos”, localizar o ícone do drive de CD/DVD desejado, executar um duplo clique sobre ele para abrir a janela “Propriedades”, passar para a aba “Configurações”, desmarcar a caixa “Inserir notificação automaticamente” e sair com OK.

Clique e amplie...

Já Windows XP fornece uma forma de inibir a Execução automática seletivamente, dependendo do conteúdo do CD/DVD. Na   verdade, vai um pouco além, permitindo escolher a ação desejada de acordo com o disco. Para efetuar o ajuste, clique com o botão direito sobre o ícone do drive desejado, acione a entrada “Propriedades” do menu de contexto e, na janela “Propriedades de...”, passe para a aba “Execução automática”. Na caixa de dados superior escolha o tipo de CD entre “Arquivos de música”, “Imagens”, “Arquivos de vídeo”, “Conteúdo misto”, “CD de música”, “Filme em DVD” e “CD vazio”. No grupo “Ações”, marque o botão “Solicitar-me a escolher uma ação todas as vezes” se assim o desejar. Do contrário, marque o botão “Selecione uma ação a ser executada” e escolha uma das ações possíveis (que variam de acordo com o tipo de disco; para inibir a Execução automática, marque “Nenhuma ação” e saia clicando em OK).

Se o usuário de Windows XP desejar uma forma mais radical de inibir definitivamente a Execução automática para todos os drives (que, incidentalmente, também vale para Windows 2000) precisará editar o Registro. Terá então que carregar o Editor de Registro (menu Iniciar, entrada “Executar”, entrar na caixa de dados com “regedit” e teclar ENTER), navegar no painel esquerdo até a chave:

“HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\Cdrom”

Clicar sobre seu nome para selecioná-la, procurar no painel direito pelo valor “AutoRun” (que deverá conter “0x00000001 (1)”), executar um duplo clique sobre seu nome para abrir a caixa “Editar valor DWORD”, manter o botão Hexadecimal marcado e, na caixa de entrada de dados, substituir o “ 1” (número um) que lá está por “ 0” (zero), assim mesmo, mas sem aspas, saindo com OK.

Isto deverá livrá-lo da Execução automática até que o valor seja novamente alterado para “ 1”.

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]