Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
08/09/2005
< Instalando Windows XP já com o SP2 >

Mesmo longe do que seria ideal, Windows XP é sem dúvida a mais estável das versões de Windows para uso doméstico. O que não impede que de quando em vez seja necessário reinstalá-la, seja porque incompatibilidades com aplicativos a tornaram lenta ou instável, seja porque foi necessário migrar o sistema operacional para um novo hardware. Tarefa que seria relativamente simples não fosse por um detalhe: a necessidade de atualizar o sistema. Pois, se Windows for reinstalado “do zero” a partir do CD original, será necessário proceder laboriosamente a todas as atualizações (“updates”), inclusive a mais pesada de todas: o segundo “pacote de serviços”, ou Service Pack 2, mais conhecido por SP2. Não seria ótimo se pudéssemos instalar Windows XP já integrado ao SP2?

Pois regozije-se: a Microsoft desenvolveu uma tecnologia denominada “slipstreaming” que permite integrar qualquer pacote de serviços ao disco original de instalação de Windows XP ou 2000. Hoje veremos como aplicá-la para gerar um CD que instale Windows XP já com o SP2 incorporado. Para isso você precisará do CD original de instalação de Windows, do arquivo que contém o SP2 (já veremos como obtê-lo) e de um gravador de CD.

Clique e amplie...
Figura 1

O primeiro passo é obter o arquivo que contém o SP2. Se você o encomendou em CD, ele chama-se Xpsp2.Exe e está no diretório raiz do CD. Se você não dispõe dele, pode consegui-lo no próprio sítio da Microsoft. O arquivo correspondente ao SP2 para a versão Windows XP em português do Brasil chama-se WindowsXP-KB835935-SP2-PTB.exe (é exatamente o mesmo Xpsp2.Exe, muda apenas o nome) e pode ser obtido na página
< www.microsoft.com/downloads/details.aspx?displaylang=pt-br&FamilyID=049C9DBE-3B8E-4F30-8245-9E368D3CDB5A >
do sítio da MS (se achar difícil copiar esse complicado URL “na munheca”, procure esta coluna na seção Escritos de meu sítio, em < www.bpiropo.com.br > que ela estará lá, pronta para ser clicada). Agora que você dispõe do arquivo, crie uma pasta no diretório raiz de seu drive C, batize-a de “XPSP2” e copie-o lá. Em seguida, crie mais uma pasta, também no diretório raiz de seu drive C, batize-a de “XP” e copie nela o conteúdo integral de seu CD original de instalação de Windows XP.

Clique e amplie...
Figura 2

Agora basta combinar os arquivos do SP2 com os da instalação original de Windows. Para isso você terá que recuar no tempo até a era do byte lascado quando computadores eram operados a partir da linha de comando. Comece abrindo uma janela de comandos: acione a entrada “Executar” do menu Iniciar, entre na caixa de dados com “CMD” e tecle ENTER. Você verá se abrir uma janela com letras brancas em fundo negro e um cursor piscando ao final de uma linha, a linha de comando. Entre com os comandos exatamente como mostrados adiante (respeitando os espaços e pontuação, mas sem aspas) e   tecle ENTER após digitar cada um. Mãos a obra. O primeiro é “cd \”. O segundo é “cd xpsp2”. E, finalmente, o terceiro será “WindowsXP-KB835935-SP2-PTB.exe /integrate:c:\xp” para quem obteve o arquivo da página da MS ou “xpsp2.exe /integrate:c:\xp” para quem o obteve em CD. Ao fazê-lo você verá surgir uma janela informando que os arquivos estão sendo extraídos. Aguarde que logo aparecerá uma segunda, “Assistente para instalação do Windows Service Pack 2”, informando que seu compartilhamento de Windows está sendo atualizado e exibindo uma barra de progresso. Ao final deverá aparecer uma nova janela dando conta de que a instalação integrada foi concluída com êxito. Se ela aparecer, clique em OK e dê os trâmites por findos. Se não aparecer, alguma coisa deu errado e a integração não foi feita. Presumamos que a sua foi bem sucedida e sigamos adiante.

Clique e amplie...
Figura 3

Agora você dispõe em sua pasta “XP” do diretório raiz do drive C de todo o conjunto de arquivos necessários para instalar Windows XP já integrado ao SP2. Tudo o que você precisa agora é copiar o conteúdo integral desta pasta para um CD. Você pode fazer isso usando um programa específico para este fim, como o Nero, ou a própria funcionalidade de Windows XP para gravar em CDs. Isto feito, você terá em mãos seu CD de instalação de Windows XP com SP2. Deu trabalho, é verdade. Mas com ele você poderá fazer tantas instalações quantas desejar, todas elas já integradas ao SP2. Bom proveito.

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]